Escassez de profissionais de TI

Por Ultradownloads | 12 de Julho de 2012 às 10h10

Se os números que dizem respeito à área de Tecnologia da Informação no Brasil continuarem os mesmos, em 2020 o país sofrerá um déficit de 280 mil profissionais, o que significa uma perda de R$ 115,4 bilhões de receita líquida.

Um estudo realizado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) aponta que até 2020 será necessário contratar mais de 1,5 milhão de profissionais da área de software e TI.

De 2003 a 2009 a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS) teve um crescimento anual de 4,3% no número de empresas. Se esta taxa se mantiver este ano, a IBSS contará com 73 mil empresas no total. A receita gerada por essa indústria corresponde a 1,8% do PIB brasileiro, com uma previsão de encerrar este ano com algo em torno de R$ 72 bilhões.

Para evitar esse déficit gigantesco na área é necessário que haja investimento na capacitação de mão de obra. O alerta serve também para os profissionais que já trabalham no setor correrem atrás de aperfeiçoamento de suas habilidades e conhecimentos.

Fonte: TI Inside

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.