Profissionais bem sucedidos costumam utilizar mais as redes sociais

Por Ultradownloads | 12 de Junho de 2012 às 16h45
Profissionais

Uma pesquisa realizada pelo Google apontou alguns números interessantes relacionando o uso de redes sociais ao sucesso na vida profissional.

É comum ouvirmos por aí que a utilização desse tipo de site pode afetar de maneira negativa o rendimento dos funcionários de uma empresa, porém, esse estudo realizado a partir de dados coletados na Europa aponta que usuários de redes como Twitter, Facebook, Google + e Linkedin possuem uma carreira promissora ou até mesmo já estável.

Dentre os entrevistados, 86% dos que eram usuários assíduos de algum desses sites tinham sido promovidos recentemente. Já entre os que não frequentam tanto as redes, apenas 61% subiram de cargo no trabalho. Além de dados concretos relacionados à promoção, os usuários dessas mídias também se mostram mais otimistas em relação a futuros acontecimentos profissionais, sendo que 72% acreditam que serão elevados a um cargo superior, contra 39% dos usuários menos frequentes.

A sociabilidade virtual também gera um aumento na satisfação dos colaboradores mediante a empresa que trabalham: 38% contra 18%, o que automaticamente faz com que eles indiquem seu ambiente de trabalho para os amigos.

O mais interessante é que não são apenas os mais jovens a favor do uso das redes sociais, pois mais da metade dos profissionais sênior acessam seus perfis pelo menos uma vez por semana, e acreditam que o uso correto dessas ferramentas poupa tempo de tarefas como e-mails e reuniões pessoais desnecessárias.

Claro que tudo é uma questão de bom senso por parte do usuário, principalmente no ambiente de trabalho. Porém, a liberação de seu uso demonstra confiança por parte da empresa, sendo assim uma via de duas mãos.

Você pode conferir a pesquisa completa, em inglês, disponível no site do Google.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.