Presidenta diz que governo vai investir R$ 500 milhões no setor de TI

Por Redação | 03 de Setembro de 2012 às 14h35

Toda segunda-feira, Dilma Rousseff participa de um programa de rádio chamado Café com a Presidenta, no qual conversa sobre ações e projetos do governo ou sobre temas da atualidade. Hoje ela falou sobre o programa estratégico de software e serviços de tecnologia da informação, o TI Maior. O programa visa estimular o desenvolvimento e a produção de software no Brasil e foi lançado no dia 20 de agosto.

A presidenta salientou que o governo vai investir R$ 500 milhões no programa, principalmente para tentar ampliar o número de empresas de tecnologia e ofertar cursos para trabalhadores do setor. Segundo Dilma, o Brasil conta com quase 9 mil empresas que desenvolvem softwares, mas o objetivo do governo é aumentar esse número.

"Por isso, vamos investir nas pequenas empresas de tecnologia, que geram muitos empregos – principalmente contando com jovens que têm uma imensa capacidade de criar. Uma das medidas mais importantes desse programa é que nós vamos oferecer cursos para 50 mil trabalhadores do setor de tecnologia da informação."

Dilma diz que o desafio do país é erradicar a pobreza e, ao mesmo tempo, produzir ciência e tecnologia, agregando valor à produção. "Esse é o caminho para o Brasil chegar à economia do conhecimento e se encaminhar cada vez mais para ser uma grande nação", ressaltou.

Ela também lembrou que dentro do programa de política industrial Brasil Maior, várias medidas também estão sendo adotadas para fortalecer a indústria de TI no país. Inclusive impostos foram reduzidos para que o custo da produção diminuísse sem atingir os direitos dos trabalhadores.

"Nós já demos um grande salto quando elevamos 40 milhões de pessoas para a classe média. Agora, esse país tem o desafio de conseguir erradicar a pobreza e, ao mesmo tempo, produzir ciência e tecnologia, agregar valor à sua produção e inovar. Esse é o caminho para o Brasil chegar à economia do conhecimento e se encaminhar cada vez mais para ser uma grande nação", destacou.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.