Postos de trabalho na área de telecom aumentam 133% no Brasil

Por Redação | 17.04.2013 às 10:20
photo_camera Info

De acordo com o estudo Observatory of Telecoms Indicators in Latin America, divulgado nesta terça-feira (16), a quantidade de postos de trabalho na área das telecomunicações cresceu 133% no Brasil. O país é o que mais gerou empregos no setor entre os anos de 2008 e 2011, ultrapassando com folga a o aumento médio de 60% percebido na América Latina.

Realizado pela associação AHCIET e pela consultoria Ovum, o estudo engloba dados sobre telecomunicações da Nicarágua, do México, da Guatemala, do Equador, da Colômbia, do Chile, da Argentina e do Brasil.

A força do mobile

O crescimento da área das telecomunicações é nítido, principalmente frente a dados sobre uso dos serviços. No Brasil, até 2011, eram 246,4 milhões de assinantes de planos móveis, o que representa 58% do faturamento total do setor no país.

Apesar da crise financeira que assustou a economia em 2008, as telecomunicações pouco foram afetadas e o investimento das empresas na América Latina cresceu 28%, chegando a US$ 22 trilhões – US$ 12 trilhões só no Brasil. A evolução tecnológica dos dispositivos móveis contribuiu bastante para o crescimento das telecomunicações e é hoje o principal alvo do setor.

"Este estudo oferece a prova de que o setor de telecomunicações está fazendo uma contribuição positiva para o crescimento econômico dos países, não apenas aumentando a oferta de empregos, o investimento e o desenvolvimento de infraestrutura, mas também promovendo a educação, a inovação e a inclusão digital", afirmou Pablo Bello, Secretário Geral da AHCIET.

Fonte: Ovum, <a href="http://www.teletime.com.br/16/04/2013/levantamento-brasil-lidera-geracao-de-emp