Pesquisa: empresas exigem mais qualificações dos profissionais de TI

Por Redação | 01 de Novembro de 2013 às 12h00

Um estudo realizado pela Randstad Technologies, empresa de soluções especializada em tecnologias da informação, constatou que o perfil dos profissionais de TI precisa se adequar às novas exigências do mercado de trabalho.

Segundo Frederico Costa, gerente nacional da Randstad Technologies, o que se presencia nos dias de hoje é um novo tipo de empregado. "São profissionais da área de TI atuando cada vez mais em gestão e contribuindo com seu conhecimento do negócio como um todo para alavancar os resultados. O papel do profissional desta área nunca esteve tão estratégico”, diz.

O executivo destaca que o funcionário de TI agora pode ser definido como um "analista de negócios funcional de TI". Para ele, as companhias não buscam mais profissionais que tenham apenas conhecimentos técnicos da área, mas também fucionários com visão estratégica do negócio em que estão ingressando. Mais do que apenas desempenhar funções tradicionais, os trabalhadores precisam compreender as necessidades técnicas da empresa e conseguir traduzí-las em ferramentas de TI.

Para atender a demanda do mercado, Frederico explica que os profissionais devem buscar técnicas de liderança, motivação e resolução de conflitos, além de levantamento de processos e requisitos funcionais. É fundamental entender os diferenciais da companhia em que se atua e como sua área pode ajudar a criar uma vantagem competitiva para o negócio. "É preciso sair da TI transacional para uma TI que desenvolva projetos que permitam ao negócio ter ferramentas que colaborem para o business da empresa", afirma.

Os profissionais precisam desenvolver capacidades de comunicação e ser capazes de criar empatia, desenvolver bem suas relações com seus colegas e com as outras instâncias da empresa, conseguindo traduzir e justificar para as demais áreas suas ações frente à companhia. "Ao apresentar ferramentas que supram diretamente as necessidades do negócio, este profissional será destacado e disputado no mercado de trabalho", prevê Frederico.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.