Pernambuco, Ceará e Bahia lideram ranking de investimentos em TI no Brasil

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2013 às 11h05

A empresa de análise de mercado IDC divulgou recentemente um levantamento, intitulado 'Brazil IT Opportunity Map', sobre a adoção de novas tecnologias da informação e investimento no setor de TI nos estados brasileiros, afirmando que Pernambuco, Ceará e Bahia estão no topo do ranking e são os três estados que mais investiram em TI, hardware, software e serviços em 2012. As informações são do ComputerWorld.

Os três estados, que ocupam respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar, registraram crescimento de 15% nos investimentos em TI no último ano em comparação a 2011. O quarto lugar é ocupado pelo estado do Rio de Janeiro, seguido de perto na quinta colocação pelo Rio Grande do Sul, ambos com crescimento de 14,7% no setor.

Anderson Figueiredo, analista da IDC Brasil, acredita que o crescimento dos três estados do Nordeste brasileiro se deve aos altos investimentos em TI pelos governos locais como, por exemplo, é o caso de Pernambuco com o Porto de Suape, que está passando por uma reforma estrutural e de modernização com muitos recursos sendo destinados para a tecnologia da informação.

Além disso, a empresa de análise acredita que Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro serão os estados que mais consumirão recursos em TI em 2013, principalmente, o estado do Sudeste que está se preparando para sediar as Olimpíadas de 2016. Figueiredo também acredita que os investimentos em TI no Rio de Janeiro devem aumentar devido aos interesses de empresas de tecnologia na região, como é o caso da Microsoft e da EMC com a instalação de centros de pesquisa no estado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.