Melhore sua produtividade em 7 passos!

Por Colaborador externo

Por Ricardo M. Barbosa*

Ainda estamos no começo de 2014 e, para que esse ano realmente seja diferente profissionalmente para as pessoas, mudanças de atitudes são necessárias, principalmente em busca de otimizar o tempo no trabalho.

Saber utilizar o tempo a seu favor é um grande diferencial para os profissionais, independente da área de atuação. Pois, são grandes os resultados que se tem com a capacidade de organizar bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro dos horários de trabalho, evitando horas extras e dando os retornos necessários.

Porém, as dificuldades para um profissional se adequar a esta demanda de mercado é muito grande. Pensando nisso, há várias ações que podem e devem ser tomadas, veja alguns pontos que destaco:

  1. Liberte-se de elementos eletrônicos que tire o foco do trabalho como é o caso hoje do computador conectado na internet: Chats, redes sociais, skype, messengers, curiosidades… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas. Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado;
  2. Focalize as ações a serem tomadas, para isso faça uma lista de todas as tarefas do dia e ordene suas realizações, fazendo as mesma na sequência estabelecida e dando o devido foca a cada uma delas, estarmos preocupados com muitas coisas fazem com que não façamos nenhuma ação adequadamente;
  3. Evite se comprometer com mais do que suporta. Para parecerem produtivos muitos profissionais acumulam várias obrigações, muitas dessas que não são nem mesmo sua obrigação e desejam resolver tudo, saiba que cada um tem seu escopo de trabalho e é pago para isso, assim, focalize seu objetivo fim;
  4. Evite levar para empresa problemas pessoais, muitas vezes isso é impossível, mas evite que esses impactem pesadamente nos resultados do trabalho, lembrando que a alta de concentração na tarefa em execução pode levar a retrabalho ou prejuízos muito maiores; •
  5. Se motive e faça sempre o melhor, muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação, acomodação que gera desmotivação;
  6. Por mais que seja convidativa, a procrastinação gera acumulo de serviços, assim evite deixar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã, pode parecer que não haverá problemas mas pode ter certeza que o resultado não será positivo;
  7. O descanso é fundamental para que se possa ser produtiva. Nenhum profissional é 100% do seu tempo, temos que cada vez mais exercer o famoso ócio criativo. Assim é necessário relações balanceadas. Separe suas atividades em: Crises (importante e urgente), Urgências (urgente mas não importante), Planejamento (importante mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem urgente).

A pessoa estabelecendo bem esta relação com o tempo terá muito mais tempo para sua vida pessoal, caindo com o mito de que o colaborador dedicado é o que só pensa no trabalho. Só pensar no trabalho não é bom, pois afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. Quando planejamos nossas atividades, conseguiremos ser produtivos.

*Ricardo M. Barbosa - é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, além de Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista - UNIP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP, especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e possui o certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional), Professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.