Mantenha os problemas de TI sob controle quando a bola rolar

Por Colaborador externo | 11.06.2014 às 20:51

Por Vinod Mohan*

A Copa do Mundo é um dos eventos mais esperados do ano, e a empolgação está aumentando em todo o Brasil – e dentro do escritório! Todo mundo está ansioso para ver os craques em campo. E, mesmo sendo um dedicado profissional de TI, você também pode querer tirar um tempinho e assistir aos jogos. TI ou não, você tem direito a curtir a emoção do esporte.

Antes do pontapé inicial, no entanto, é fundamental rever algumas coisas importantes para garantir que sua infraestrutura de TI continua em boas condições operacionais. Fazendo isso, você não será obrigado a abandonar a partida por causa de problemas na rede, sobrecarga no servidor ou de uma série de outros problemas de TI.

Lista de verificação de TI para o tempo de atividade

1) Não deixe a rede cair

A disponibilidade da rede é fundamental, seja no trabalho, seja assistindo às partidas. Tudo empaca se houver tempo de inatividade. O que fazer?

  • Certifique-se de ter uma estrutura de backup para entrar em campo caso a estrutura principal saia do ar.
  • Avalie os riscos com antecedência e estabeleça planos de recuperação de desastres para garantir a continuidade dos negócios. Para tolerância a falhas, você pode ter roteadores e firewalls secundários caso os principais apresentem problemas.
  • Também se planeje para restauração de processos e de desempenho. Especialmente para alterações e erros na configuração de rede, é uma boa ideia ter um mecanismo automatizado para restaurar seu funcionamento.
  • Automatize o backup da sua configuração de rede para que o processo continue funcionando em sua ausência.
  • Monitore a taxa de transferência na rede e o tráfego de interface. Identifique quais são os períodos típicos de alta e implemente medidas de otimização de rede.
  • Monitore toda a infraestrutura de rede e receba alertas sobre problemas de desempenho da rede e desvios da linha de base. Esses são os principais indicadores para detectar tempo de inatividade. Ser proativo lhe dá a vantagem necessária para corrigir problemas antes que afetem a rede.
  • Implemente ferramentas e processos para receber feedback sobre o desempenho da rede, mesmo quando estiver longe do trabalho. Você pode receber alertas via comunicação móvel sobre falhas de nós e pode ser informado continuamente sobre a integridade da rede.

2) Aplicativos, servidores, VMs e armazenamento

Da mesma forma da rede, a infraestrutura de sistemas (físicos e virtuais) é fundamental para garantir um alto desempenho nos negócios. Não estrague seu dia no estádio com relatos do tipo "meu e-mail está lento", "o site não pode ser acessado" ou "o banco de dados não está respondendo".

  • O monitoramento do desempenho dos aplicativos é, sem dúvida alguma, essencial. Certifique-se de que seus aplicativos estão funcionando como devem e de que não estejam indicando problemas de desempenho. Os aplicativos essenciais aos negócios incluem e-mail, banco de dados, servidores etc.
  • Fique atento a problemas de carga do servidor nos hosts físicos e virtuais. Verifique regularmente as linhas de base e preveja quando a utilização pode aumentar, tendo em mente a disponibilidade de recursos. Prepare métodos de balanceamento de carga e impeça que os picos esperados de sobrecarga derrubem os servidores.
  • A visibilidade entre VM e armazenamento é muito importante. Confirme a alocação de armazenamento para combinar com a carga de trabalho da VM, apague imagens antigas do sistema, elimine as VMs zumbis e forneça recursos para as VMs essenciais ao sistema.
  • Verifique se todos os seus servidores e estações de trabalho dos usuários finais estão com os patches corretos e atualizados antes de sair de folga. A última coisa que você vai querer no seu dia longe do trabalho é uma vulnerabilidade de endpoint, uma brecha de segurança ou uma enorme violação de conformidade.

3) Gerencie a TI remotamente

Se puder acessar remotamente os sistemas de usuário final por smartphone ou tablet, você terá a vantagem de poder diagnosticar aqueles problemas de sistema que exigem atenção imediata. Além disso, você pode implementar um sistema centralizado de alerta para encaminhar automaticamente problemas para a equipe certa de TI, indicando a gravidade do problema. Assim, você pode contar com um certo backup na equipe de TI.

Quem disse que quem trabalha m TI não tem direito à diversão? Prepare a rede para atender às contingências e assista aos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 em paz.

*Vinod Mohan é gerente da equipe especializada em marketing de produtos da SolarWinds.