Grupo americano oferece curso de inglês a profissionais de TI no Brasil

Por Redação | 19.11.2013 às 16:31
photo_camera UOL

Uma nova parceria entre o governo brasileiro e um grupo de empresas americanas (grupo +Unidos) garantirá cursos de inglês para a área de TI. Anunciada na última quinta (14), a iniciativa faz parte das ações do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que concede bolsa de estudos de graduação e pós para pesquisadores brasileiros no exterior – uma excelente oportunidade, frente ao déficit de profissionais da área.

A +Unidos, que reúne cerca de 100 empresas americanas que atuam no país, firmou dois acordos para reforçar o programa de inglês destinado aos candidatos que precisam obter certificado que comprove domínio desse idioma para participarem do CsF. O Programa Inglês, do Ciências sem Fronteiras, irá beneficiar 10 mil estudantes em 2014 por meio do ensino do idioma, e tal aliança pretende criar laboratórios de línguas estrangeiras em universidades federais, com aulas presenciais. A expectativa é que o primeiro laboratório comece a funcionar no 1º semestre de 2014 e esteja localizado no estado de São Paulo.

Curso online pelo Brasil Mais TI

Outra parceria anunciada foi com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para ofertar cursos de inglês a distância pela plataforma Brasil Mais TI, lançada no ano passado em parceria com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) para promover a inserção social e reduzir a falta de mão de obra qualificada para o setor.

A parceria entre o grupo +Unidos e o MCTI também irá favorecer os integrantes da plataforma Brasil Mais TI. Os cursos online de língua inglesa devem atender a cerca de 100 mil profissionais de TI somente no próximo ano.

Cerca de 59 universidades federais brasileiras devem oferecer as qualificações em inglês. A lista das instituições, no entanto, ainda não foi divulgada.

Os programas de inglês visam fazer com que mais candidatos do CsF e trabalhadores da área de TI se capacitem para fazer graduação ou pós em universidades estrangeiras.