Gartner: tecnologias digitais são prioridade das empresas e dos CIOs em 2013

Por Redação | 23 de Janeiro de 2013 às 16h46

O instituto de análise de mercado Gartner divulgou o seu último levantamento sobre o mercado de Tecnologia da Informação, afirmando que as tecnologias digitais são a principal prioridade de empresas e seus CIOs (executivos chefes de informática) para o ano de 2013. O levantamento foi realizado com mais de 2 mil CIOs de 41 países diferentes.

No últimos meses, as tecnologias digitais — incluindo dispositivos móveis, nuvem, análise, big data e redes sociais — ganharam força no mercado mundial e dentro de organizações de diversos ramos. Os analistas acreditam que os CIOs e suas companhias devem ampliar seus investimentos em tecnologias digitais ao longo de 2013, já que não adianta manter o mesmo orçamento dos últimos anos se quiserem melhorar suas estratégias em TI.

"As tecnologias digitais oferecem uma plataforma para a conquista de resultados, mas somente se os CIOs adotarem novos papéis e posições para identificar o real valor digital", afirmou Mark McDonald, vice-presidente e associado do Gartner. "Os CIOs necessitam de uma nova agenda, que incorpora a caça às inovações digitais, oportunidades, e o valor conquistado com produtos, serviços e operações".

O estudo mostrou que apenas 43% das empresas e CIOs entrevistados percebem o potencial comercial das tecnologias digitais, e muitos executivos não acreditam que o papel da TI corporativa tem mudado e ainda irá mudar muito ao longo dos próximos três anos. O Gartner também mostrou que os orçamentos de TI têm diminuído consideravelmente desde o estouro da bolha da internet, em 2002.

Para o ano de 2013, os investimentos em TI devem diminuir globalmente, em média, 0,5%, com os países da União Europeia apresentando ligeiro crescimento de 0,4% ao longo deste ano. "Enquanto a maioria dos CIOs do ocidente e seus orçamentos em TI deve ser estáveis ou negativos, os CIOs alemães são os mais pessimistas, prevendo redução de 2% no seu orçamento em TI para 2013", afirmou Dave Aron, vice-presidente e parceiro da Gartner.

Os CIOs acreditam que as principais tecnologias digitais devem modificar consideravelmente o formato de suas operações e negócios nos próximos 10 anos. A pesquisa revelou que 70% dos entrevistados acreditam que a principal tecnologia transformadora será a mobile, seguida de perto, com 55%, por análise e big data. Já as mídias sociais ficarão com 54%, e a nuvem pública com 51%.

Além disso, o Gartner revelou que com o passar dos anos, os CIOs terão novas responsabilidades fora do setor de TI como, por exemplo, a busca por novas inovações. Para ter uma ideia, 77% dos executivos entrevistados já possuem algum papel de liderança fora do seu setor, contra apenas 33% que não possuem outras obrigações.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.