Empresas enfrentam dificuldade para encontrar profissionais de TI qualificados

Por Redação | 14 de Dezembro de 2012 às 08h45

Com a diminuição do preço dos equipamentos e, consequentemente, com o aumento da demanda por tecnologia, muitas empresas estão enfrentando problemas para encontrar profissionais qualificados e especializados na área de Tecnologia da Informação.

A pesquisa sobre o 'Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas', divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE, mostrou que a falta de mão de obra qualificada está entre os principais problemas enfrentados pelas empresas entrevistadas durante a pesquisa. Em primeiro lugar fica o alto custo da remuneração de especialistas em TI (61,8%), seguido pela falta de profissionais com domínio de ambientes de desenvolvimento e linguagens (60%). Em terceiro lugar fica a falta de profissionais certificados (47,4%).

A pesquisa também mostrou que 80,8% das companhias no Brasil utilizam computadores para realizar processos, e 76,9% trabalham conectadas à Internet.

Saiba mais: Entenda a real importância da certificação para os profissionais de TI

A pesquisa aponta que as áreas que envolvem o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são as que enfrentam mais problemas em relação a seus profissionais - ou a falta deles.

Fato é que não existe uma solução imediata para esses problemas, afinal ele depende de formação e capacitação profissional. Por isso, para acompanhar as tendências do mercado, os profissionais devem manter uma formação contínua e atualizada.

Para obter os resultados, o IBGE entrevistou 17.444 empresas públicas e privadas em todo território nacional ao longo de 2010.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.