Empresas de tecnologia querem levar programação para crianças do mundo todo

Por Redação | 09 de Outubro de 2014 às 15h28

O Google, a Microsoft e outros nomes importantes do ramo de tecnologia estão se unindo com a Code.org – ONG sem fins lucrativos – em uma grande campanha de captação de recursos que espera introduzir 100 milhões de alunos ao universo da codificação.

A Code.org pretende levar seus cursos de ciência da computação a dezenas de milhares de novas salas de aula ao longo do próximo ano. Segundo a organização, para atingir seu objetivo serão necessários US$ 5 milhões. A arrecadação está sendo feita por meio de uma campanha no Indiegogo, que conta com o apoio das maiores companhias de tecnologia da atualidade e de diversas personalidades do mundo da computação, como Bill Gates e Mark Zuckerberg.

Cinco milhões de dólares podem parecer uma quantia muito alta para se conseguir em doações, e é aí que os apoiadores entram: na verdade, para cada dólar que for doado por uma pessoa anônima qualquer, as empresas ou celebridades doarão também um dólar para a campanha.

A ONG, que nasceu em janeiro de 2013, centra-se sobretudo na promoção da sua Hora do Código, que apresenta aos alunos a programação através de um tutorial simples de uma hora. A esperança da organização sem fins lucrativos é alcançar as escolas que ainda não oferecem cursos de Ciência da Computação – e 90 por cento das escolas não oferecem, segundo eles – dando assim às crianças a sua primeira exposição à codificação, que está se tornando cada vez mais um diferencial nos currículos para quem contrata.

A campanha tem alcance mundial e o projeto é de acesso totalmente gratuito para quem quer aprender. A Hora do Código também pretende dividir seu foco igualmente entre meninos e meninas, reduzindo potencialmente as disparidades de gênero que se tornaram cada vez mais evidentes nos relatórios divulgados pelas grandes empresas de tecnologia.

Fonte: http://www.theverge.com/2014/10/8/6946077/hour-of-code-100-million-students-crowdfunding-campaign

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.