Profissionais de TI querem reajuste salarial de 10,51% em 2013

Por Redação | 18 de Dezembro de 2012 às 12h55

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) definiu que almeja reajuste salarial para 2013. O reajuste se refere à reposição da inflação mas 4% de aumento real. A pauta será apresentada esta semana ao sindicato patronal e uma nova rodada de negociações deve ocorrer já em janeiro.

Em todo o estado, foram realizadas 12 rodadas de discussão para aprovação de termos de negociação com o sindicato patronal. Ao todo, foram 24 cláusulas alteradas. Também estão previstos o pagamento de vale refeição no valor de R$ 15 por dia para trabalhadores com jornada superior a seis horas diárias e de R$ 12 para jornadas inferiores a esse período, obrigatoriedade de negociação de implementação de participação dos lucros e resultados (PLR) para todas as empresas, e a inclusão de dez novos pisos salariais, referentes a cargos de aprendiz de função técnica até analistas e programadores.

É necessário ainda estabelecer uma porcentagem a ser investida na qualificação dos funcionários, ponto que será considerado na negociação. De acordo com Antonio Neto, presidente do Sinpd, é preciso pensar no futuro do setor de tecnologia da informação, que poderia crescer ainda mais rápido se não fosse o déficit de mão de obra especializada. O sindicato espera que os empresários se conscientizem de que é necessário capacitar seus funcionários para suprir essa necessidade e manterem seus talentos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.