Desafios e oportunidades na carreira do profissional de BI

Por Diego Elias | 29.04.2014 às 10:32 - atualizado em 29.04.2014 às 10:53

São muitas as pessoas que ingressam ou pretendem ingressar em uma área que lhes gerem completa satisfação. Sejam por motivos de remuneração, crescimento profissional, ou tão somente por fazer aquilo que gosta. Mas o que leva um profissional a se interessar pela área de Business Intelligence (BI)?

Primeiramente, o BI é multidisciplinar pois envolve áreas de negócio, tecnologia e exatas. É bem provável que o profissional de BI terá envolvimento em todas essas áreas. Isso possibilita a formação de um grande network devido a interação do profissional em diversas áreas.

É importante que o futuro profissional esteja preparado e tenha boa base em disciplinas como matemática, raciocínio lógico e estatística. É inevitável que no dia a dia se envolva com números, problemas, cálculos, projeções e percentuais. Por isso a área de exatas é uma forte aliada para quem deseja ingressar no BI.

É interessante que o profissional possua uma boa visão sistêmica dos processos empresariais, já que isso é um facilitador no entendimento e desenvolvimento de uma solução BI. Assuntos como finanças, RH e relacionamento com clientes normalmente são vistos em projetos, necessitando do profissional de BI boa compreensão para conseguir atingir os anseios dos gestores.

Além disso, é essencial o profissional ter domínio nas tecnologias que serão utilizados no desenvolvimento da solução. Conhecimento em sistemas gerenciadores de banco de dados, ferramentas ETL, Data Warehouse, ferramentas OLAP são fundamentais para o correto desempenho nas atividades.

Muitas são as oportunidades oferecidas por esse aquecido setor e com grande escassez no mercado. Os profissionais que pensam em ingressar devem avaliar a grande valorização da área, boa remuneração (devido também a falta desses profissionais) e a atuação em diversas áreas, adquirindo, assim, conhecimento multidisciplinar.

Para muitas pessoas que têm formação tecnológica, mas se interessam por gestão (ou até mesmo as pessoas com formação em gestão, mas gostam da parte tecnológica) o BI acaba se tornando uma boa alternativa. Muitos profissionais do BI veem na interdisciplinaridade um aspecto de desafio e motivação que ajudará a agregar conhecimentos importantes para o crescimento.

Portando, a carreira do profissional de BI possui grandes perspectivas e atualmente passa por uma grande valorização e procura. Por isso, os interessados devem procurar a capacitação necessária e aproveitarem o momento para o ingresso na área. Já o sucesso, esse sim, vai depender do empenho, amor, tempo e dedicação aplicado nessa área muito prazerosa que é o BI.