Siga o @canaltech no instagram

Como conseguir um trabalho no Google, HP, Intel, Facebook e outros

Por André Fogaça | 13 de Março de 2012 às 15h12
Tudo sobre

Intel

Saiba tudo sobre Intel

Ver mais

Que as grandes empresas de tecnologia são as que mais se importam com seus funcionários, dando todos os mimos e cuidados que eles precisam e tornando a jornada de trabalho muito mais gostosa, muita gente sabe. Mas o que é necessário para uma pessoa se tornar empregado de um Google ou Facebook?

Nós fomos saber, acompanhe:

Google

Este é um dos lugares mais lembrados na hora da escolha por um lugar onde o funcionário é bem tratado. São salas de massagem, videogames e contas de celular pagas pela empresa. Em 2011 o gigante das buscas contratou sete mil novos colaboradores, que são garimpados como ouro. A empresa costuma publicar vagas para diversas áreas com certa frequência, então fique de olho!

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Facebook

A maior rede social do mundo, com mais de 750 milhões de usuários, também tem pés firmes no Brasil. O site de Mark Zuckerberg abriu suas portas na capital paulistana em agosto de 2011. Tão forte foi a entrada do escritório no Brasil que acabou trazendo inclusive o vice-presidente para América Latina do Google para a empresa. Curioso sobre as vagas de lá também? =)

Outras empresas de tecnologia - como a Intel, HP, Dell e outras - utilizam ferramentas para contratação conhecidas e tradicionais, como sites e agências de emprego.

Curti! E agora? Comofaz?

Se você acredita que se encaixa nas vagas ou sonha com uma cadeira só sua nestas empresas, é bom lembrar destas dicas:

  • Seja paciente e flexível. Este tipo de empresa gosta de funcionários que se adaptam rapidamente ao ambiente e aqueles que resolvem problemas do cargo que podem ocupar, exigências que são anotadas durante as entrevistas e cobradas depois;
  • O escritório, geralmente, não liga para a forma com que seus funcionários devem se vestir, mas não acredite que lá é uma praia;
  • Há uma centena de benefícios além do que exige a CLT. Mas alguns podem ser condicionados à alguma meta;
  • Se você tem um portfólio na nuvem, não hesite em apresentar para todos os humanos que encontrar pelo caminho, principalmente para aquele que está te entrevistando;
  • Ame seu trabalho, acima de tudo. Desde a tia da limpeza até o presidente, ame o que faz;
  • As empresas não gostam de pessoas que exaltam o seu ego, acima dos outros colegas. Isso vale para todo o planeta;
  • Espírito de equipe é mais do que necessário. Ninguém trabalha sozinho por lá;
  • Aproveite a amizade que gera o espírito de equipe e faça amigos;
  • Atrasos não são legais. Nunca, nem um pouco;
  • É fluente no inglês e espanhol? Não é o suficiente, faça mais;
  • Quanto mais conhecimento, além do necessário, melhor!

Lembre-se que, mesmo em empresas que são liberais com o horário e jornada de trabalho, chegar atrasado não é bacana. Outro ponto que merece destaque é na hora da entrevista. Algumas destas vagas recebem perguntas bastante criativas, que aguardam respostas (ainda mais) criativas.

O Google, por exemplo, já utilizou algo como “Você está em uma ilha deserta e tem 60 segundos para escolher pessoas de dez profissões diferentes para irem com você. Quais você escolhe?”. A resposta para perguntas como esta tem como objetivo descobrir não somente o desempenho do candidato, mas também como a pessoa sai de algo inesperado.

E ai, vai mudar de emprego?

Fonte: Revista Época

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.