CFTO: o novo cargo para os executivos de finanças e tecnologia

Por Redação | 14 de Janeiro de 2014 às 07h00

A convergência cada vez maior entre os campos financeiros e tecnológicos das empresas pode estar criando uma nova tendência no mercado corporativo. Segundo avaliação da Association of Chartered Certified Accountants e do Institute of Management Accountants, 2014 pode ser o ano em que uma nova posição será criada no quadro de diretores das empresas, o CFTO, ou Chief Financial Technology Officer.

Os especialistas em tecnologias para setores financeiros seriam especializados não apenas pela parte contábil e relatórios, mas também por elementos como segurança da informação, computação em nuvem e prestação de serviços digitais. Tudo, segundo relatado pelo Computer World, com foco em uma visão estratégica mais apurada e uma tomada de decisões mais acertada.

A ideia é que o CTFO seja uma ponte entre os diretores de tecnologia e finanças, respondendo não apenas pelas questões econômicas mas também tendo influência nas políticas de tecnologia da informação. Esse movimento, afirmam as instituições, já está acontecendo, com CFOs se envolvendo cada vez mais com os departamentos de TI das empresas que lideram.

De acordo com as instituições, o contrário também está acontecendo e os CTOs estão cada vez mais ligados no que acontece nos negócios das empresas que representam. Todos se unem em um interesse comum, o de fazer bom uso da tecnologia para garantir mais mobilidade e redução nos custos, mas sem abrir as portas para crimes virtuais ou roubo de dados.

Por último, o Big Data também seria um dos grandes motores dessa convergência. Como a análise de dados em grande quantidade pode abranger uma série de setores diferentes, os executivos estão cada vez mais ligados nas conclusões que esse tipo de tecnologia pode prover. E, na opinião das organizações responsáveis pela análise, tal tendência ainda está longe de atingir pleno potencial.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.