Big Data deve gerar 4,4 milhões de empregos na área de TI

Por Redação | 25 de Outubro de 2012 às 08h00

Um estudo do Gartner apontou que os gastos com TI em todo o mundo devem superar a marca de US$ 3,7 tri em 2013, o que representa um aumento de 3,8% em relação a 2012. Mas os números que realmente empolgam estão relacionados ao Big Data.

A grande quantidade de informações que está sendo gerada a cada dia vai influenciar diretamente em novas oportunidades de emprego. A expectativa é que, até 2015, 4,4 milhões de empregos na área de TI sejam criados em todo o mundo para dar conta de tantos dados.

Mas as oportunidades não se limitam ao setor de TI. A pesquisa do Gartner afirma que o Big Data poderá gerar três empregos fora da área de TI para cada profissional contratado no setor. "Por isso, ao longo dos próximos quatro anos, um total de 6 milhões de empregos vão ser gerados [apenas nos Estados Unidos] pela economia da informação", disse Peter Sondergaard, vice-presidente sênior do Gartner e chefe global de pesquisa.

As notícias são bem animadoras, mas os profissionais devem se preparar para as oportunidades, pois ainda falta talento suficiente na indústria. Peter diz que "especialistas de dados serão escassos e valiosos". Essa é a hora de investir em mão de obra qualificada e na formação de quem lida com as informações.

"O profissional dessa área precisa ir além do que todo mundo vê, eles precisam lidar com a combinação dos dados estruturados e, especialmente, com os não estruturados, e saber analisar para entender o valor dessas informações", completou. "Quem souber identificar que esse dado é relevante terá um forte diferencial. Essa é a grande oportunidade dos próximos anos", finaliza Peter Sondergaard.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.