Big Data: CIOs versus Equipes de TI

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2013 às 12h00

O Big Data é uma realidade na vida dos profissionais da área de TI, mas parece que ainda existe uma desconexão em relação a esse assunto entre os CIOs e o restante do departamento de tecnologia da informação da maioria das empresas.

O pessoal do Infochimps realizou uma pesquisa com mais de 300 funcionários de departamentos de TI para descobrir o que eles gostariam que seus CIOs entendessem sobre os seus projetos de Big Data. Eles descobriram que a maioria das pessoas imersas nesse tipo de projeto não estão conseguindo cumprir seus objetivos.

"Criamos este relatório como um recurso para dar dicas aos CIOs sobre os pontos de vista dos responsáveis pelo trabalho pesado, que são frequentemente ignorados", explica Jim Kashade, chefe executivo da Infochimps.

O maior desafio do Big Data é receber todos os dados capturados em vários aplicativos de diferentes negócios dentro de uma organização.

Leia também: Big data: seus dados perderam a estrutura, e agora?

Para limpar essa enorme quantidade de informação é necessário executar uma análise para encontrar maneiras de cortar custos e gerir a empresa de maneira mais eficiente. Mas antes que isso aconteça, todos os dados devem ser convertidos para um formato utilizável.

Patrick Gray, presidente da empresa de consultoria de TI Prevoyance Group, explica em um post no blog TechRepublic que a análise preditiva e outras novidades envolvendo o Big Data são absolutamente empolgantes em comparação ao "árduo trabalho de coleta, normalização e limpeza de dados, mas sem dados limpos as iniciativas relacionadas ao Big Data levariam mais tempo, custariam mais e trariam menos benefícios".

A falta de experiência e de tempo suficiente para realizar as tarefas também faz parte das queixas dos profissionais de TI que trabalham com a organização dos dados. Todos os problemas enfrentados até agora são esperados, dada a imaturidade da tecnologia e o período de adaptação para profissionais e líderes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.