Aumenta a demanda por profissionais de TI em 2013, afirma pesquisa americana

Por Redação | 09.01.2013 às 10:15 - atualizado em 09.01.2013 às 21:33

A busca por profissionais de TI continua crescendo entre as empresas, revela a pesquisa Previsões para 2013, realizada pela ComputerWorld nos Estados Unidos.

O estudo, que entrevistou 334 executivos de TI, verificou que 33% deles planejam aumentar sua equipe de TI nos próximos meses. Este é o terceiro ano consecutivo em que esta porcentagem aumenta, sendo 29% de intenção de contratação em 2012, 23% em 2010 e 20% em 2009.

O mercado também está aquecido no Brasil, apurou a reportagem da IDGNow. Devido à expansão das empresas diante da chegada da Copa e das Olimpíadas em território nacional, as chances de contratação vão aumentar no país. Entretanto, as oportunidades não serão assim tão fáceis: será necessário que estes profissionais tenham conhecimentos adequados às exigências do mercado.

A reportagem ouviu diversos headhunters brasileiros para entender esta demanda. Na visão de Cristiani Martins, diretora comercial da Atlantic Solutions, empresa de consultoria da área de TI, há forte demanda por profissionais especializados em web.

“Os chamados desenvolvedores Java Cloud estão em alta”, afirma a diretora. E destaca que, para o crescimento na carreira, é necessário ter capacidade para gerenciar projetos, conhecimento de processos (ITIL) e, especialmente, visão de negócios. “Treinamos muitos profissionais e eles costumam buscar especialização em governança de TI e em Java Mobile”.

Mas são diversas as áreas que merecem atenção. Pensando nisso, a ComputerWorld preparou uma lista de tendências para o ano que segue.

Top 10: habilidades em TI nos EUA para 2013

1. Programação e desenvolvimento de aplicativos

2. Gerenciamento de projetos

3. Help desk/Suporte técnico

4. Segurança

5. Business Intelligence/Analytics

6. Nuvem/SaaS

7. Virtualização

8. Networking

9. Aplicativos móveis e gerenciamento de dispositivos

10. Data center