79% dos administradores de TI querem pedir demissão devido ao estresse

Por Redação | 05 de Maio de 2014 às 11h41

Uma pesquisa anual da Opinion Matters com a GFI Software, conduzida com 200 adminsitradores de TI dos Estados Unidos, revelou números bastante negros sobre esse mercado. De acordo com os dados, 79% dos profissionais da área pensam constantemente em pedir demissão de seus cargos devido ao stress proporcionado pelas funções realizadas.

O total, disponível na terceira edição da IT Admin Stress Survey, foi publicado pelo site E-Security Planet e exibe um grande aumento em relação ao que foi registrado no ano passado. Na versão 2013 do estudo, o total de executivos que queriam ir embora foi de 57%, um valor ainda alto, cujo crescimento mostrou uma tendência de piora no setor.

Mais do que isso, a pesquisa revelou que 38% dos executivos entrevistados já perderem eventos sociais devido às responsabilidades do trabalho, enquanto 35% deles disseram ter deixado de passar momentos importantes com a família pelo mesmo motivo. Ainda nesse tópico, um terço dos profissionais afirmaram que pelo menos uma relação pessoal sofreu com a carga de expediente diária e o estresse gerado.

A conclusão final é bastante definitiva. Pelo menos na visão de 30% dos trabalhadores do setor, são eles as pessoas mais estressadas em seus respectivos grupos sociais ou familiares. De acordo com a pesquisa, o fator crítico desse tipo de tecnologia e a necessidade de segurança em praticamente toda empresa que tiver seus negócios online é a explicação para o alto nível de estresse.

Essa demanda altíssima também acaba implicando em problemas trabalhistas. Um terço dos entrevistados afirmou trabalhar de oito a 12 horas extras todas as semanas, mas sem serem pagos por elas. Esse mesmo total também afirmou já ter passado por problemas de saúde devido à carga de estresse, enquanto outros 17% acreditam estar com as condições físicas debilitadas pelo mesmo motivo.

Para a GFI Software, algumas medidas básicas podem ser tomadas pelas empresas para reduzir esse problema. A ideia, acima de tudo, é dar aos administradores de TI financiamentos e demandas realistas com a capacidade de cada um e também com as necessidades de cada companhia. Como o estudo mostrou, boa parte do estresse se deve ao fato dos envolvidos estarem trabalhando acima da carga recomendada.

Além disso, a empresa indica a instalação de soluções que automatizem certas funções de gerenciamento, como a aplicação de atualizações de sistema ou a autorização de dispositivos móveis levados pelos funcionários ao local de trabalho. Isso, além de proporcionar um melhor controle das redes, permite que o administrador de TI foque seu olhar sobre os elementos que realmente são pertinentes a ele ao invés de passar boa parte de seu expediente lidando com ações cotidianas.

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