10 formas de ser uma pessoa mais produtiva

Por Redação

Se você olha para aquele seu colega e simplesmente não consegue entender como ele pode ser tão motivado e focado no trabalho, não tema: você não está sozinho. É muito difícil alcançarmos todo o nosso potencial e muitas vezes isso tem a ver com coisas que nem imaginamos.

Pensando nisso, a Entrepeneur deu 10 dicas importantes para aumentar sua produtividade no trabalho. Confira-as:

1. Coma certo

Já diz o ditado: você é o que você come. "Comer para vencer" é a mentalidade de pensar em tudo o que se coloca para dentro do corpo, buscando sempre os alimentos que melhoram seu foco e energia. Se você come mau, seu rendimento será ruim. Agora se você começa o dia com alimentos saudáveis que melhoram o bem-estar, sua rotina certamente será muito mais produtiva.

2. Comece seu dia com um suco verde

Esse faz parte da mentalidade acima: nada melhor para começar o dia do que uma bebida saudável e encorpada. Você pode experimentar esta receita: 240 ml de água, 2 punhados de espinafre orgânico, 1 maçã, 2 talos de aipo e o suco de um limão. Essa bebida é rica em fibras, vitaminas e minerais, e ajuda a liberar toxinas e aumentar os níveis de energia.

3. Planeje seu dia na noite anterior

Use 10 a 15 minutos da noite para planejar seu próximo dia. Grande parte dos problemas para dormir vem das preocupações com tudo o que se tem que fazer. Com um planejamento você conseguirá acalmar sua mente e realmente descansar. Quando planejamos o que vamos fazer antes de dormir, já acordamos focados e sabendo exatamente o que fazer.

4. Escreva um mantra de produtividade

Algo como "Eu, João da Silva, sou a pessoa mais produtiva que conheço. Eu domino o meu dia e vou rápido de tarefa em tarefa, conquistando meus objetivos mais importantes". Isso pode parecer piegas, mas é uma boa forma de manter a motivação em momentos mais críticos. Assim, quando você estiver cansado e pensando em "dar uma olhadinha no Facebook", olhe para o seu mantra e lembre do que precisa fazer.

5. Comece seu dia com exercícios físicos

Você já deve ter ouvido, mas não custa nada repetir: iniciar o dia com um pouco de exercício físico é a melhor maneira de aumentar a produtividade. Pense em uma rotina que funcione pra você e repita ela todo dia - pode ser uma corrida rápida, exercícios em casa ou até uma caminhada. Começar o dia se exercitando é uma ótima forma de se livrar daquele sono da manhã e aumentar a energia, pois libera endorfina e te deixa pronto para encarar o trabalho.

6. Tome água

Ao invés de sair correndo para a máquina de café toda vez que se sentir cansado, experimente tomar um copo com água. Nosso corpo precisa estar hidratado para dar o seu melhor e na maioria das vezes que você se sente pra baixo e lento é porque está desidratado. Lembre-se: seu corpo é 70% líquido. Portanto, água é fundamental para um bom desempenho.

7. Não se deixe perturbar

Este conselho talvez seja mais difícil de seguir, afinal, nem sempre é possível controlar as pessoas à nossa volta. Mas se você precisa fazer alguma tarefa importante no escritório, pode valer a pena colocar uma placa de "não perturbe" e lembrar os seus colegas de não interrompê-lo enquanto estiver trabalhando. Se você trabalha em casa, é importante ter regras com as pessoas que você vive e pedir para elas não perturbá-lo durante longos períodos de tempo. Sem distrações, você fica focado no que precisa fazer.

8. Faça caminhadas e coma fora do escritório durante o horário de almoço

Ao invés de almoçar na sua mesa, encontre um restaurante onde você possa descansar durante o intervalo ou saia para uma caminhada. Dessa forma, você limpa a sua mente e se recupera das preocupações da parte da manhã. Além disso, você pode focar melhor no que precisa fazer durante a segunda metade do dia.

9. Prepare-se

Outra dica que pode parecer piegas, mas nós garantimos que funciona: antes de iniciar o trabalho, passe cerca de 20 minutos lendo um livro que te deixe de alto astral, repense nos seus objetivos, leia seu mantra de produtividade e ouça mensagens que te deixem pra cima. Isso tudo fará com que você se sinta mais motivado para iniciar o dia.

10. Decida-se

Se você quer ser a pessoa mais produtiva que conhece, deve se decidir por isso. Não fique se preocupando com o quanto foi improdutivo antes ou o quanto outra pessoa é mais produtiva que você. Isso nunca vai te ajudar a alcançar o seu potencial. Decidir é a metade da batalha. Quando você decide ser o melhor que pode, você irá começar a se desafiar e ver o quanto pode realizar a cada dia.