Publicidade

TOP 5: as notícias mais lidas da semana no Canaltech: de 2/8 a 9/8

Por| 11 de Agosto de 2019 às 13h00

Link copiado!

Unsplash
Unsplash

Sexta-feira é o dia em que o Canaltech seleciona as notícias mais lidas durante a semana no site, para que você fique atualizado de tudo o que aconteceu no mundo da tecnologia, caso tenha perdido algo ou apenas queira reler a matéria que mais gostou. Vamos lá?

5. Motoristas do Uber, 99 e afins poderão aderir ao MEI e ter direito a benefícios

Em quinto lugar temos uma novidade para os motoristas de aplicativo de transporte sob demanda. Uma nota publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (8) determina que esses prestadores de serviço poderão ingressar no programa de Microempreendedor Individual, mais conhecido como MEI. A medida permite que os motoristas recolham tributos e adquiram os benefícios que pertencem à modalidade, criada em 2009.

Entre esses benefícios, estão inclusos suporte do SEBRAE, empréstimos a juros mais baixos e aposentadoria. Outros tipos de profissionais já se encaixam nessa categoria, como cabeleireiros, açougueiros, entregadores, mototaxistas, consultores empresariais, modelos fotográficos e até humoristas.

Continua após a publicidade

Você pode conferir mais detalhes sobre lendo a matéria na íntegra, escrita por Rafael Arbulu.

4. Criadores de Game of Thrones trocam HBO pela Netflix

Como entretenimento vai sempre muito bem no Canaltech, uma notícia que envolve uma das séries mais assistidas no mundo, a Game of Thrones é garantia de sucesso. E uma das principais novidades da semana foi a ida de David Benioff e DB Weiss, showrunners de GoT para a Netflix.

Continua após a publicidade

A empresa ganhou a batalha contra a Amazon e a Disney, e agora é a nova casa da dupla, que desenvolverá séries e filmes com o selo de exclusividade da Netflix. De acordo com a revista norte-americana Variety, que deu a notícia, Weiss e Benioff assinaram um contrato longo, com duração de vários anos.

Ainda sem muitos detalhes concretos sobre a contratação, ficamos no aguardo das próximas produções da plataforma. As demais informações vocês conferem na matéria escrita por Nathan Vieira.

3. Cientistas descobrem como tornar Marte habitável para seres humanos

Continua após a publicidade

O que parecia impossível tornou-se possível. Pesquisadores descobriram uma forma de tornar uma substância chamada aerogel utilizável em Marte, permitindo que os humanos possam sobreviver na superfície do planeta.

O material consegue reter o calor da luz solar em uma quantidade suficiente para criar um ambiente favorável no Planeta Vermelho. E mais: os especialistas acreditam que isso pode ser feito enquanto nós estivermos vivos.

O aerogel foi protagonista de diversos estudos realizados na Universidade de Harvard, Universidade de Edimburgo e no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. A substância pode aquecer o solo marciano numa temperatura ideal para descongelar a água e criar um ambiente parecido com o da Terra. O material, inclusive, não descartaria as outras formas de vida em Marte, preservando todas as criaturas marcianas que pudessem existir.

Você confere outros detalhes dessa nova descoberta na matéria de Daniele Cavalcante.

Continua após a publicidade

2. Asteroide com mais de 500 metros de diâmetro passará perto da Terra no dia 10

Segundo a NASA, outro asteroide passará pertinho da Terra no sábado (10). Para sermos mais específicos, o objeto tem um tamanho equivalente ao Empire State Building, icônico prédio de Nova York, que possui 381 metros. Especialistas garantem que esse novo asteroide, chamado de 2006 QQ23, passará a uma distância segura do nosso planeta e não oferecerá perigo.

O objeto passará a aproximadamente 7,48 milhões de quilômetros da Terra e está em órbita no Sistema Solar desde pelo menos 1901. Confira outros detalhes na matéria de Felipe Ribeiro.

Continua após a publicidade

1. A Lua agora pode ser lar dos tardígrados, os animais mais resistentes da Terra

Em primeiro lugar no ranking das mais lidas, temos uma matéria sobre a Lua. A superfície de lá pode ser lar de um filo de animais chamada tardígrados, seres milimétricos espalhados no ambiente inóspito do nosso satélite natural. Esses animais também são chamados de ursos da água e são consideradas as criaturas mais resistentes da Terra.

Em 11 de abril deste ano, uma espaçonave chamada Beresheet seria a primeira nave privada a pousar em solo lunar. Porém, momentos antes de entrarem para a história, o controle da missão perdeu contato e ela caiu devido a uma falha técnica do motor. Mesmo com a informação de que a nave foi destruída, ela estava cheia de tardígrados e acredita-se que os chamados ursos da água resistiram à queda.

Continua após a publicidade

Mais fatos fascinantes sobre a notícia você confere na matéria de Daniele Cavalcante.