Publicidade

JBL e Sony fazem dueto na categoria melhor fone sem fio do 4º Prêmio Canaltech

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Março de 2021 às 18h30

Link copiado!

JBL e Sony fazem dueto na categoria melhor fone sem fio do 4º Prêmio Canaltech
JBL e Sony fazem dueto na categoria melhor fone sem fio do 4º Prêmio Canaltech

A quarta edição do Prêmio Canaltech chegou ao fim, e depois de 4.210.399 votos computados chegou a hora de divulgar os grandes vencedores de todas as categorias desta que é uma das maiores premiações de tecnologia do Brasil, segundo avaliações do juri popular e também de nossa bancada de especialistas do juri técnico.

A categoria de fones de ouvido sem fio foi uma das mais disputadas, com uma diferença de apenas 4% dos votos do juri popular entre o primeiro e o segundo colocado. Curiosamente, porém, o escolhido pela bancada técnica não chegou sequer ao pódio pelos votos do público geral, o que mostra que ótimos produtos podem acabar passando despercebidos do consumidor por falta de um marketing mais acertado.

Continua após a publicidade

Com 28.53% dos votos, o JBL Quantum One foi o vencedor como melhor fone de ouvido sem fio de 2020, superando por pouco a Apple com seus AirPods Pro e AirPods Max, que cravaram 24.53% e 17.46%, respectivamente. Em quarto lugar com 15.70% dos votos tivemos o Galaxy Buds Live da Samsung, que foca em um público bem diferente (assim como o AirPods Pro), e pouco atrás ficou o Sony WH-1000XM4 com 12.04%. E a lanterna ficou para o LG Tone Free FN6, que quase passou em branco com apenas 1.73% dos votos mesmo contando com o interessante diferencial da case com luz ultravioleta para desinfecção.

A vitória do Quantum One mostra a força que o mercado gamer vem apresentando nos últimos anos com o avanço dos e-Sports, e reforça que a JBL estava certa em investir neste nicho até então explorado quase que exclusivamente por marcas focadas em periféricos para PCs como Razer, Logitech e HyperX.

Além da qualidade sonora com drivers de 50 mm, som surround espacial e cancelamento de ruído ativo ajustado para jogos, o Quantum One se destaca pela percepção de movimento graças ao rastreamento de cabeça do JBL QuantumSPHERE 360, permitindo que você tenha uma percepção exata das fontes de som dentro do jogo, algo essencial em partidas competitivas.

Continua após a publicidade

Como dissemos, o vencedor pelos votos do juri técnico sequer chegou ao pódio da votação popular, amargando o penúltimo lugar com apenas 12.04% dos votos. Isso reforça a importância da análise técnica por parte de especialistas, que utilizam uma infinidade de produtos todos os anos para ter um parâmetro dos pontos positivos e negativos de cada um deles, e assim posicioná-los como uma opção acertada ou não. Vale lembrar que algo similar aconteceu em 2019, quando o WF-1000XM3 ganhou pelos votos do juri técnico enquanto o AirPods Pro levou o prêmio pela votação popular.

E o WH-1000XM4 é uma unanimidade quando se trata de fone de ouvido sem fio, oferecendo qualidade de áudio impecável, ótima autonomia de bateria, design confortável e discreto, e funções que tornam o seu cancelamento ativo de ruído um dos melhores do mercado.

Continua após a publicidade

Um dos pontos que podem ter pesado para a fraca colocação do fone da Sony na votação popular é a incerteza quanto ao futuro dos produtos da marca no país, já que a empresa anunciou em 2020 que estaria deixando de atuar no Brasil justamente com as divisões de bens de consumo (áudio, TV e câmeras) a partir deste mês de março de 2021, focando seus esforços nos setores de entretenimento e PlayStation.

Isso significa que a fabricação será interrompida e os produtos serão vendidos apenas enquanto durarem os estoques já produzidos. A empresa garantiu que o suporte de pós-venda será mantido "pelo tempo necessário" determinado pela legislação local, o que pode deixar os consumidores apreensivos sobre a possibilidade de reparo após o término da garantia legal.

De qualquer forma, é inegável que o Sony WH-1000XM4 agradou tanto à crítica especializada quanto o JBL Quantum One agradou ao público em geral, o que tornou ambos vencedores do Prêmio Canaltech 2020 na categoria melhor fone de ouvido sem fios.