Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5º Prêmio Canaltech: Amazon e Google se destacam em smart home e streaming

Por| 19 de Março de 2022 às 12h15

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

A 5ª Edição do Prêmio Canaltech chegou ao fim com mais de 4,5 milhões de votos, e agora é hora de descobrir quais foram as marcas mais desejadas nas categorias Dispositivo de Streaming, Conectividade e Casa Inteligente. Apesar de termos três categorias, foram duas as vencedoras, com o Google levando a melhor em duas categorias e a Amazon seguindo o resultado já visto na edição passada ao vencer como marca de casa inteligente mais desejada .

Com suas duas vitórias, o Google mostrou que vem cada vez mais forte para o mercado brasileiro em categorias que há poucos anos sequer possuíam representação oficial em nosso país, mostrando uma guinada de prioridade do Brasil. Já a Amazon só reforça que seus investimentos cada vez mais fortes nos últimos anos fizeram dela referência quando se pensa em casa inteligente, dando trabalho para as concorrentes sequer aparecerem na votação.

Continua após a publicidade

Amazon nada de braçada com linha Echo

Após vencer por enorme margem no Prêmio Canaltech de 2020, a Amazon repetiu a dose em 2021, arrematando 84.040 votos, nada menos que 63,83% dos 131.662 votos totais. Em segundo lugar ficou o Google com 24.498 votos (18,61%), mostrando que seu investimento maior, mas ainda discreto, não já foi suficiente para ameaçar a gigante do varejo. A Xiaomi/Yeelight fecha o pódio com 7.585 votos (5,76%).

Em 2021 a Amazon expandiu sua linha Echo de maneira mais discreta do que em anos anteriores, dando atenção maiores às telas inteligentes da linha Echo Show. A grande novidade foi a Echo Show 15, que busca ser "a tela da sua parede" ao apresentar o maior display já usado na linha, com 15,6 polegadas. Ela ainda traz câmera para videochamadas com tampa física para maior privacidade.

Continua após a publicidade

Google avança em streaming e conectividade

Em Conectividade tivemos provavelmente uma das maiores surpresas da quinta edição do Prêmio Canaltech, com o Google assumindo como marca mais desejada mesmo tendo sido lançado seu roteador mesh no país oficialmente apenas em outubro de 2021.

O produto já vinha sendo vendido no mercado internacional desde 2016, e contava com boa presença no chamado mercado cinza brasileiro — importadores que revendem produtos não-lançados aqui oficialmente —, mas mesmo tendo ganhado um sucessor em 2019 a empresa resolveu lançar a primeira geração no Brasil com 5 anos de atraso.

Pelo visto isso já foi suficiente para aumentar a presença do Google no imaginário dos consumidores, com a marca levando 48.926 votos (36,49% do total de 134.065 votos) contra 28.955 votos (21,60%) da TP-Link e 14.128 votos (10,54%) da Xiaomi.

Continua após a publicidade

Já na categoria Dispositivo de Streaming o Google apenas repetiu o que já havia demonstrado na edição de 2020 do Prêmio Canaltech, usando a força da marca Chromecast para superar suas rivais. O ponto curioso é que o Google não costuma trazer seus produtos ao nosso país com muita agilidade — a edição mais recente com Google TV foi apresentada em setembro de 2020 e segue sem previsão de chegada por aqui.

O grande ponto que pode ter ajudado o Google (57.388 votos, correspondente a 43,82% do total) a superar a Fire TV da Amazon (21,71%) e a Mi Box da Xiaomi (16,66%) pode ter sido a força da marca Chromecast como espelhamento de tela, não sendo incomum que usuários Android busquem exibir o conteúdo de seus dispositivos em telas maiores de TVs. Não era exatamente o ponto da votação, mas é previsível a associação.

Além disso, 2021 foi um ano mais fraco neste mercado como um todo, ao menos no Brasil, sendo lançados basicamente dois modelos pela Amazon onde um já estava sendo vendido no mercado internacional há algum tempo e outro era uma substituição da opção mais básica com melhorias pontuais. Com a falta de concorrentes de peso, não é de se estranhar que o Google tenha conseguido manter o Chromecast em evidência sem muito esforço.

Para conferir todos os vencedores da 5ª edição do Prêmio Canaltech, é só acessar o site da premiação, clicando aqui.