4º Prêmio Canaltech | A HP mostra força nas soluções de impressão corporativas

Por Redação | Editado por Patrícia Gnipper | 07 de Abril de 2021 às 20h50
HP

Não é novidade que a pandemia da Covid-19 fez o trabalho sob regime de home office aumentar exponencialmente. E a demanda por computadores seguiu esse fluxo, interrompendo um fluxo de queda que já ocorria há tempos. Segundo a consultoria de mercado IDC, a venda de PCs disparou a partir do segundo trimestre do ano passado. De forma geral, elas chegaram a 302,6 milhões de unidades em 2020, um crescimento de 13,1% sobre 2019,

Mas se o home office puxou a venda de PCs para cima, o oposto ocorreu com outro setor complementar e de grande importância, principalmente nas empresas: o de soluções de impressão. Segundo dados também do IDC, apesar de 2020 ter começado de forma promissora no setor, com quase 660 mil equipamentos comercializados no primeiro trimestre no Brasil, a pandemia impactou as vendas no acumulado do ano. Segundo a consultoria, houve uma diminuição de 6,8% em relação a 2019, com 2.2 milhões de impressoras vendidas. E no mercado corporativo, o setor respondeu por 23,3% das vendas no primeiro semestre, caiu para 23% no segundo, 25% no terceiro e teve leve reação no quarto trimestre, com 34,9% das vendas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Mas ainda assim, as perspectivas de recuperação são boas. Já no final do ano passado, com o regime de home office mais consolidado, as impressoras de segmento doméstico puxaram as vendas para cima, com modelos a laser de entrada e as de tanque de tinta mantendo a tendência de alta, ganhando espaço nos escritórios residenciais e para pequenos empreendedores.

E mesmo diante de um cenário mais desafiador, a HP soube adaptar sua estratégia, pensando, inclusive, nos profissionais que foram para o home office e que tendem a trabalhar mais nesse modelo. A empresa preparou equipamentos, logística e até mesmo sua equipe de vendas para atuar nesse "novo normal" junto às empresas e usuários.

E esforço valeu a pena. A HP venceu a 4ª edição do Prêmio Canaltech - a mais importante premiação do mercado de Tecnologia do Brasil - na categoria "Marca mais reconhecida de TI", voltada ao setor B2B, mais precisamente na modalidade de Printing Services. .

E a modalidade teve uma concorrência acirrada, com algumas das melhores empresas do setor, como Xerox, Canon, Lexmark e Samsung na disputa. Mas a HP mostrou a sua força e tradição nesse setor e faturou o prêmio pelo segundo consecutivo, com 38,51% dos votos.

E para explicar como a companhia se destacou no meio corporativo em 2020 - um ano tão atípico em nossas vidas - o Canaltech conversou com Marcelo Bonassi, Head of Home Printing Solutions da HP Brasil, que fala um pouco sobre a estratégia da empresa ao longo do ano passado e o que poderemos ver em 2021.

Marcelo Bonassi, Head of Home Printing Solutions da HP Brasil: 2020 desafiador e foco no home office (Imagem: HP / Divulgação)

Confira como foi a conversa:

Canaltech - 2020 foi um ano atípico, principalmente por causa da pandemia, que causou um aumento exponencial do home office. Nesse cenário, houve alguma adaptação da estratégia da HP para o setor de Printing solutions no mercado corporativo?

A Pandemia acelerou a tendência do home office e também provocou um forte aumento das vendas online. Muitos consumidores que imprimiam nas suas empresas, passaram a ter que imprimir em casa. Portanto, ocorreu um movimento natural das páginas impressas nas empresas para dentro das casas.

A HP tomou vantagem deste cenário, porque estas duas tendências, home office e vendas online, fazem parte do nosso plano estratégico de alguns anos. Alta disponibilidade, excelentes produtos e preços competitivos estão fazendo parte da jornada que se apresenta para este momento e acreditamos que estas tendências não devem retroagir. Teremos ao final da pandemia, uma maior participação das vendas online e uma prática maior do home office.

A HP trabalha fortemente para atender a todos os tipos de demanda de impressão, onde ela se apresentar, portanto, temos um ecossistema preparado para atender a demanda do mercado doméstico e corporativo com excelência, com times de vendas dedicados a cada negócio e hoje estamos atendendo a todos de forma imediata.

CT - Que soluções da impressão da HP se destacaram ao longo de 2020, mesmo em um cenário atípico causado pela Covid-19? Como a empresa agiu junto às empresas?

A equipe da HP Brasil promoveu adaptações, sempre preservando a vida e segurança dos seus funcionários e clientes, com rígidos protocolos de segurança sanitária e prestando os serviços tradicionais com a mesma qualidade.

Sobre o atendimento para as pequenas e médias empresas que são atendidas principalmente pelo mercado varejista, com a mudança da loja física para o online, e também com a crise que estamos vivendo agora nos meses de Março e Abril de 2021, a HP já não pode mais contar com a presença dos seus consultores de vendas, que ficavam nos pontos de venda para orientar o consumidor em suas necessidades.

Desta forma adotamos o atendimento destes consultores de forma online, disponibilizando atendimento por chat e vídeo com consultores, para que o consumidor pudesse tirar suas dúvidas sobre impressoras e suprimentos de impressão virtualmente. Através do whatsapp 11 - 99320-2507, recomendo à todos que usem este serviço da HP para escolher a melhor impressora para a sua demanda.


CT - E para 2021, quando o home office tende a se consolidar, como a HP pretende se adaptar a este cenário, quando falamos de printing solutions corporativas? É possível levá-las para a casa das pessoas de alguma forma?

Com a adoção do Home Office, os produtos de impressão para casa, ganham relevância e podem, sim, oferecer o mesmo nível de serviço do que se pode ter nos escritórios corporativos. O mercado se divide entre pessoas que imprimem muito e outras que imprimem pouco, e a HP tem a impressora perfeita para ambos cenários, para quem imprime muito temos as nossas Ink Tanks e Smart Tanks, nossos “tanques de tinta” e também a linha HP NeverStop, nossas “tanques de toner” que usam tecnologia laser para quem precisa de velocidade e qualidade de impressão; e para os que imprimem pouco temos a linha de produtos Ink Advantage, produtos de baixo custo de aquisição para pequenos volumes de impressão.

Assim que a normalidade se reestabelecer, estaremos prontos para continuar atendendo nossos clientes com a marca de confiança a HP e exercendo nossa liderança neste segmento de mercado.

CT - E qual o futuro das soluções de impressão? Para onde caminha esse mercado, principalmente quando falamos de novas tecnologias?

O futuro é próspero, pois a explosão de conteúdo digital é uma grata realidade e parte deste conteúdo certamente vai ser impresso. Com a pandemia, novos consumidores de impressão, as crianças, estão agora tomando mais contato com as impressoras, e o mercado de impressão está em constante evolução.

Na HP, investimos em pesquisa e desenvolvimento para entregar produtos cada vez mais inovadores, seguros e com baixo custo aos consumidores. Isso nos levou a lançar uma nova categoria no mercado, a de impressoras com tanque de toner a laser, com a HP Neverstop. Ela tem a mesma qualidade das impressoras de toner tradicionais, porém sua recarga é feita por meio de um cilindro, semelhante a uma seringa, que armazena o toner no interior da impressora, de maneira simples e rápida, com custos menores dos que os toners tradicionais.

E a recarga de cada 2.500 páginas custa R$ 59,90 ou menos, pois temos também o kit de recarga duplo, que carrega 5.000 páginas por apenas R$ 109,90. Além de todas as aplicações de uma impressora e multifuncional, o maior diferencial da HP Neverstop fica por conta do custo baixíssimo de impressão por página (cerca de R$ 0,024 por página). Além disso, a sustentabilidade, que é hoje uma grande preocupação do consumidor, é tratada como prioridade pela HP, que trabalha há mais de 29 anos (desde 1991) com a reciclagem de cartuchos de tintas e toner, através do programa global HP Planet Partners.

No Brasil, são mais de 400 pontos de coleta, além do atendimento domiciliar que pode ser agendado no www.hp.com.br/reciclar, de forma totalmente gratuita para os clientes.

Leia também:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.