Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Diretor da Campus Party BR revela detalhes sobre edições em outras cidades

Por| 11 de Maio de 2017 às 17h47

Link copiado!

Diretor da Campus Party BR revela detalhes sobre edições em outras cidades
Diretor da Campus Party BR revela detalhes sobre edições em outras cidades

Criado na Espanha em 1997, a Campus Party fez tanto sucesso que acabou sendo levada a outros países, como México, Colômbia e o Brasil. Atualmente, o evento é um dos maiores do mundo em termos de inovação tecnológica, ciência e entretenimento digital, reunindo milhares de visitantes a cada edição. E, ao completar dez anos em 2017, o evento está com planos para expandir ainda mais seu alcance.

Conversamos com Tonico Novaes, diretor da Campus Party Brasil, para entender melhor como acontecerá a expansão geográfica e conceitual do evento. Como na última edição do evento em São Paulo foi anunciado que novas edições ocorreriam em outras cidades, essa foi a primeira pergunta que fizemos ao executivo.

Novaes explicou que a ideia de expandir o evento para fora da capital paulista faz parte de um plano que visa promover edições regionais que dêem conta da amplitude territorial e diversidade geográfica do país. Afinal, muita gente de outros estados gostaria de participar da Campus Party, mas acabam não conseguindo tempo ou dinheiro para viajar e ficar vários dias longe. Para 2017, já estão confirmadas edições em Brasília (no mês de junho), Salvador (em agosto) e Pato Branco, no interior do Paraná (em novembro). Além dessas cidades, outras regiões também fazem parte do projeto — ainda em fase de negociação.

Como serão as novas edições

Continua após a publicidade

“As edições de Brasília e Salvador terão o mesmo formato de São Paulo, mas, obviamente, não tão grandes como nossa edição nacional”, explicou Novaes. “Serão cinco dias de evento com palestras de especialistas renomados — nacionais e internacionais —, em temas como inovação, tecnologia, países inteligentes, big data, software livre, games, redes sociais, entretenimento, criatividade, etc”.

Além disso, os “campuseiros terão acesso a uma internet de altíssima velocidade,, podendo participar de hackathons e workshops, e participarão de campeonatos na área de games”. Quanto à tradicional área gratuita para visitantes (a “Open Campus”), ela “vai oferecer simuladores, atividades com drones, exposição de startups, projetos acadêmicos e robótica”. E mais: em Salvador, essa área vai servir como sede para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Já a respeito da edição paranaense, “essa sim tem um formato diferente”, revelou Novaes. O diretor do evento brasileiro contou que essa edição acontecerá “em dois dias com a programação de palcos e workshops, porém sem as bancadas com internet”. A edição acontecerá em paralelo com a Inventum — evento que, na última edição, levou mais de 60 mil pessoas para a cidade.

Continua após a publicidade

Em Brasília, os ingressos já estão esgotados. Segundo o executivo, “os ingressos com camping foram todos vendidos no primeiro mês de abertura de vendas” — já mostrando o sucesso dos planos de expansão do evento. Na capital do Brasil, “esperamos um público de mais de 4 mil campuseiros na Arena e 40 mil visitantes na área aberta”, disse Novaes. E os ingressos para campuseiros de Salvador também já se esgotaram, aliás. Para essa cidade, são esperados cerca de 5 mil campuseiros e 40 mil visitantes, enquanto em Pato Branco a expectativa é de receber 3 mil campuseiros e 60 mil visitantes.

Ampliação de temáticas debatidas

Além de expandir o evento para outras cidades brasileiras, a Campus Party também tem planos de ampliar ainda mais as temáticas que entram em debate. O evento, consagrado como “de peso” entre jovens aficionados por tecnologia, pretende se tornar uma plataforma para discutir temas como cidades inteligentes, educação digital, big data em políticas públicas, segurança e transparência das informações no ambiente virtual, inteligências artificiais, entre outras pautas “quentes” do momento.

Continua após a publicidade

Na última edição paulistana, Campus promoveu um hackathon em parceria com a ONU para desenvolver soluções de problemas sociais e ambientes. Já na edição brasiliense, já foi confirmada a realização de um fórum sobre cidades inteligentes.