Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

#CPBR9: Começa em São Paulo nona edição da Campus Party Brasil

Por| 26 de Janeiro de 2016 às 11h50

Link copiado!

#CPBR9: Começa em São Paulo nona edição da Campus Party Brasil
#CPBR9: Começa em São Paulo nona edição da Campus Party Brasil

Começa nesta terça-feira (26), em São Paulo, a nona edição da Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia e cultura de rede do país.

Neste ano, a Campus Party inicia um novo projeto apelidado de Feel The Future (Sinta o Futuro, em inglês), que buscará estimular e antecipar as discussões sobre as transformações que a evolução da tecnologia trará para nossas sociedades nos próximos anos.

A ideia é que o projeto se torne uma fundação no futuro, que inclua cientistas, sociólogos e outros profissionais para propor possíveis soluções para esses desafios. "Qualquer coisa que você imagina, as máquinas farão melhor do que nós no futuro", comentou o CEO e co-fundador da Campus Party, Paco Ragageles. "As mudanças serão tão gigantes que temos que imaginar um futuro em que nós não teremos mais trabalho".

Um dos temas centrais da discussão sobre essas transformações será ao redor das cidades inteligentes. O evento receberá representantes das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) para discutir como a tecnologia pode ser utilizada para impactar positivamente centros urbanos no país e criar soluções para problemas atuais e futuros das cidades.

Continua após a publicidade

Tradicionalmente um dos destaques da Campus Party, a conexão cabeada de alta velocidade oferecida para os campuseiros neste ano será pela primeira vez menor do que a do ano anterior. Serão 40 Gbps de conexão, 10 Gbps a menos do que a velocidade da edição de 2015 do evento.

Ainda não sabemos se a oferta menor de banda terá algum impacto negativo na Internet ofertada na Arena da Campus, mas a Telebrás, responsável pela infraestrutura do evento neste ano, garante que a redundância da rede nesta edição foi dobrada, o que ao menos deverá garantir que ninguém fique offline no evento.

CEO e Co-fundador da Campus Party, Paco Ragageles dará mais detalhes sobre o projeto Feel The Future durante a abertura do evento, na noite desta terça-feira (26) (foto: Rafael Romer/Canaltech)

Continua após a publicidade

Campus Party Brasília

Durante a abertura do evento em São Paulo, também foi confirmada a realização de uma nova edição brasileira da Campus Party, em Brasília. A versão brasiliense do evento terá como foco discussões sobre temas como Dados Abertos e Transparência e Trabalho e Educação do Futuro.

"O Governo oferece dados, mas ninguém está utilizando", disse o presidente do instituto Campus Party, Francesco Farruggia. "Brasília tem que ser a locomotiva, tem que ser um ponto de referência da abertura de dados. Isso está ligado com a corrupção, com a eficiência: quanto mais transparente a relação do cidadão com o governo, melhor".

A Campus Brasília deve acontecer no segundo semestre de 2017, mas ainda não há data confirmada. Ainda neste ano, entretanto, o Distrito Federal deverá receber um "esquenta" para o evento, preparando a comunidade local para a chegada da Campus.

Continua após a publicidade

A Campus Party segue até o próximo sábado (30), no centro de exposições Anhembi. No total, serão mais de 700 horas de conteúdo, incluindo palestras e workshops. A expectativa é que 120 mil visitantes passem pelo evento, sendo 8 mil campuseiros que acamparão no evento durante toda a semana.

Entre os destaques do evento neste ano estão os palestrantes Eugene (Che) Chereshnev, especialista em segurança que recentemente implantou um chip em seu corpo; Grand Imahara, do programa Caçadores de Mitos; e os fundadores da Cyborg Fundation, Neil Harbisson e Moon Ribas.