Siga o @canaltech no instagram

#CPBR9: Começa em São Paulo nona edição da Campus Party Brasil

Por Rafael Romer | 26 de Janeiro de 2016 às 11h50

Começa nesta terça-feira (26), em São Paulo, a nona edição da Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia e cultura de rede do país.

Neste ano, a Campus Party inicia um novo projeto apelidado de Feel The Future (Sinta o Futuro, em inglês), que buscará estimular e antecipar as discussões sobre as transformações que a evolução da tecnologia trará para nossas sociedades nos próximos anos.

A ideia é que o projeto se torne uma fundação no futuro, que inclua cientistas, sociólogos e outros profissionais para propor possíveis soluções para esses desafios. "Qualquer coisa que você imagina, as máquinas farão melhor do que nós no futuro", comentou o CEO e co-fundador da Campus Party, Paco Ragageles. "As mudanças serão tão gigantes que temos que imaginar um futuro em que nós não teremos mais trabalho".

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Um dos temas centrais da discussão sobre essas transformações será ao redor das cidades inteligentes. O evento receberá representantes das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) para discutir como a tecnologia pode ser utilizada para impactar positivamente centros urbanos no país e criar soluções para problemas atuais e futuros das cidades.

Tradicionalmente um dos destaques da Campus Party, a conexão cabeada de alta velocidade oferecida para os campuseiros neste ano será pela primeira vez menor do que a do ano anterior. Serão 40 Gbps de conexão, 10 Gbps a menos do que a velocidade da edição de 2015 do evento.

Ainda não sabemos se a oferta menor de banda terá algum impacto negativo na Internet ofertada na Arena da Campus, mas a Telebrás, responsável pela infraestrutura do evento neste ano, garante que a redundância da rede nesta edição foi dobrada, o que ao menos deverá garantir que ninguém fique offline no evento.

Campus Party

CEO e Co-fundador da Campus Party, Paco Ragageles dará mais detalhes sobre o projeto Feel The Future durante a abertura do evento, na noite desta terça-feira (26) (foto: Rafael Romer/Canaltech)

Campus Party Brasília

Durante a abertura do evento em São Paulo, também foi confirmada a realização de uma nova edição brasileira da Campus Party, em Brasília. A versão brasiliense do evento terá como foco discussões sobre temas como Dados Abertos e Transparência e Trabalho e Educação do Futuro.

"O Governo oferece dados, mas ninguém está utilizando", disse o presidente do instituto Campus Party, Francesco Farruggia. "Brasília tem que ser a locomotiva, tem que ser um ponto de referência da abertura de dados. Isso está ligado com a corrupção, com a eficiência: quanto mais transparente a relação do cidadão com o governo, melhor".

A Campus Brasília deve acontecer no segundo semestre de 2017, mas ainda não há data confirmada. Ainda neste ano, entretanto, o Distrito Federal deverá receber um "esquenta" para o evento, preparando a comunidade local para a chegada da Campus.

A Campus Party segue até o próximo sábado (30), no centro de exposições Anhembi. No total, serão mais de 700 horas de conteúdo, incluindo palestras e workshops. A expectativa é que 120 mil visitantes passem pelo evento, sendo 8 mil campuseiros que acamparão no evento durante toda a semana.

Entre os destaques do evento neste ano estão os palestrantes Eugene (Che) Chereshnev, especialista em segurança que recentemente implantou um chip em seu corpo; Grand Imahara, do programa Caçadores de Mitos; e os fundadores da Cyborg Fundation, Neil Harbisson e Moon Ribas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.