Miguel Nicolelis e ar-condicionado: as novidades da Campus Party 2015

Por Rafael Romer | 11.11.2014 às 23:00 - atualizado em 12.11.2014 às 10:08
photo_camera Canaltech/Rafael Romer

A organização da Campus Party promoveu na noite desta terça-feira (11) a Campus Night, em São Paulo, e abriu mais detalhes sobre a programação da oitava edição do evento, que acontece entre os dias 03 e 08 de fevereiro do próximo ano.

O destaque ficou para a confirmação do médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis como um dos palestrantes magistrais da próxima edição. O brasileiro é considerado um dos mais influentes pesquisadores da atualidade, principalmente por seu trabalho para reabilitação de pessoas que sofrem de paralisia.

Em junho deste ano, a equipe de Nicolelis realizou a primeira demonstração pública de seu exoesqueleto controlado pelo cérebro de um paciente paraplégico, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo.

"Nós temos que trazer pessoas que inspirem os campuseiros", afirmou o fundador da Campus Party, Paco Ragageles, ao Canaltech. "O Nicolelis é um exemplo de capacidade de invenção e de como tornar sonhos realidade, sonhos que afetem os outros para o bem. Queremos inspirar os campuseiros com isso".

Nicolelis se junta às outras atrações que já haviam sido confirmadas, como o ator Paul Zaloom, intérprete do personagem principal de O Mundo de Beakman; a especialista em políticas públicas, cyberguerra e cyberespaço, Camile François; o criador do mp3 player, Nathan Schulhof; e o fundador da plataforma Entrepeneur Week, Gary Whitehill.

Pela primeira vez, a Campus Party do ano que vem também terá um tema central: "Da Terra à Lua", uma homenagem aos 150 anos da publicação do livro homônimo do autor francês Jules Verne.

De acordo com Ragageles, o tema servirá como fio condutor para todas as Campus Party organizadas em 2015 e deverá ter uma influência direta na programação e visual do Campus.

Os dez palcos do evento, por exemplo, receberão nomes de planetas e astros espaciais, ao invés dos tradicionais nomes homenageando figuras históricas do conhecimento. Também haverá algumas mudanças dentro do espaço da arena para adequá-la à nova temática. A organização ainda não abriu detalhes sobre a nova decoração, mas já antecipou algumas características do novo Campus, como mais "áreas lounge" com sofás para os campuseiros sentarem e conversarem.

De volta ao Expo Imigrantes após dois anos, a Campus Party 2015 traz outra novidade que foi ovacionda pelo público da Campus Night: sim, o evento terá ar-condicionado! Realizada sempre no verão brasileiro, o calor é tradicionamente um dos motivos de reclamação de campuseiros, mesmo com os ventiladores disponibilizados pela organização para refrescar o espaço.

Já outras demandas tradicionais devem continuar de fora, como o Wi-Fi, devido à interferência que múltiplos dispositivos gerariam no ambiente, e as tags para identificação de tablets - o que, segundo Ragageles, só traria uma falsa sensação de segurança aos campuseiros.

Além disso, a conexão cabeada disponibilizada pela patrocinadora Telefônica Vivo será de 50 GB - dez vezes mais do que a primeira Campus Party Brasil, realizada em 2008.

Campus Party

Organização da Campus Party revelou detalhes sobre a edição 2015 do evento (foto: Rafael Romer/Canaltech)

Empreendedorismo

Na edição deste ano, a Campus Party inaugurou seu espaço dedicado às startups com o programa Startups & Makers Camp, que reuniu mais de 200 companhias iniciantes exibindo suas inovações na área aberta do evento.

O programa será repetido na próxima edição, mas agora receberá o reforço do Startup 360, focado em levar o tema de empreendedorismo para todo o evento.

"A gente sempre teve muitas atividades dedicadas aos empreendedores, mas não estavam integradas como estarão esse ano", explicou Tássia Skolaude, diretora de Marketing da Campus Party.

Além de um palco dedicado ao empreendedorismo (o palco Lua), o tema deverá ser discutido em todos os outros palcos do evento, sempre relacionado com os temas de cada espaço diferente.

Além disso, o espaço do Startups & Makers Camp foi reformulado e agora estará integrado à arena, em uma área híbrida onde visitantes, campuseiros e empreendedores poderão circular. Os participantes de startups também serão cadastrados como campuseiros para ter acesso à arena.

Segundo a organização, a expectativa é que o novo espaço também seja mais seguro e tenha acesso controlado. A falta de segurança para as startups participantes da edição 2014 foi um dos principais motivos de reclamação dos expositores, alguns dos quais tiveram objetos e dispositivos roubados.

As 200 startups participantes também serão divididas em duas categorias: "Growth", empresas com modelos de negócio estabelecidos que estão focando em recrutamento e busca por investimentos, nos dias 04 e 05, e "Early", que são as startups em período de maturação de ideias, com foco no conteúdo e capacitação de empreendedores, que poderão participar nos dias 06 e 07.

As inscrições para startups serão abertas nesta quarta-feira (12), a partir das 12h, e seguem até o próximo dia 12 de dezembro.

OoooOOooo!!!

Para quem quiser checar, a programação oficial da Campus Party 2015 também foi disponibilizada na noite de hoje.

No total, serão mais de 600 horas de conteúdo e palestras. A expectativa é que 8 mil campuseiros participem da Campus Party 2015, e 100 mil visitantes passem pelo evento durante seus seis dias de duração.