Campus Party tem ratos, falta de controle na saída e ausência de ônibus grátis

Por Rafael Romer | 31 de Janeiro de 2013 às 20h52

Campuseiros que participam da sexta edição da Campus Party, que segue até o próximo domingo no Centro de Exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, enfrentam problemas desagradáveis de segurança, limpeza e transporte até o evento.

Nesta quarta-feira (30), uma campuseira que preferiu não se identificar contou ao Canaltech que sua credencial foi trocada no sistema, mesmo o cartão tendo permanecido o mesmo. “Apareceu o nome e a foto de um Rodolpho na minha credencial, e o meu MacBook também estava registrado no nome dele”, disse. Após a confusão, a campuseira conseguiu entrar e precisou recadastrar o laptop para poder utilizá-lo no Campus. Questionados pela reportagem, seguranças da entrada principal do evento disseram que casos semelhantes já haviam acontecido mais de uma vez nos três primeiros dias do evento, e se deviam a “má fé” de alguns participantes que entregavam as credenciais para outras pessoas. Através de nota, a organização do evento afirmou que "toda e qualquer incidência com credenciais deve ser tratada diretamente nos guichês de Incidência, na área de credenciamento, onde cada caso será tratado individualmente pela equipe”.

Uma confusão semelhante também aconteceu na noite da terça-feira (29), quando pessoas conseguiram sair da Campus Party sem a checagem de laptops e sem serem impedidas após o detector de metais apitar quando campuseiros passavam por ele. De acordo com um campuseiro, um segurança afirmou "que não estava nem aí porque o sistema era burro, então ele não ia se preocupar". “Campuseiros são inteiramente responsáveis pela guarda, transporte e manutenção da totalidade dos equipamentos que levarem ao evento, independente do tipo”, afirmou a organização.

Também na noite de terça, dois ratos apareceram próximo a uma das lanchonetes do Campus. Os roedores foram filmados por campuseiros e foram motivo de revolta e brincadeira em rede sociais como o Twitter. "galera, vejam pelo lado positivo, já que a comida la é cara demais, rato é uma boa opção... #cpbr6", escreveu @whereisPulo. Também por nota, a organização do evento informou que o centro de exposições passou por desratizações e desinsetizações ao longo do mês de janeiro e novos procedimentos de limpeza foram feitos a partir do incidente. Confira abaixo o vídeo feito pelo campuseiros Rafael Marconi:

Um dos principais motivos de reclamação dos visitantes da Campus Party foi a ausência dos ônibus gratuitos entre a estação Tietê do Metrô e o evento. Na segunda-feira (28), durante a abertura da Campus Party, usuários ironizaram o fato nas redes sociais. "povo q irá para #cpbr6 - não vai rolar van, micro-ônibus e nem jegue. A organização está sem grana", postou o usuário @gustcol. A organização não esclareceu o motivo do cancelamento dos ônibus, mas afirmou que “buscou parcerias e alternativas, mas não foi possível viabilizar o transporte”. Alguns também sentiram falta dos brindes que tradicionalmente eram colocados nas barracas, uma "tradição" realizada desde a primeira edição do evento.

Conteúdo Impróprio

Por volta dàs 19h de ontem, um campuseiro também foi retirado da arena por seguranças e membros da organização. Campuseiros sentados ao lado do jovem expulso informaram que o motivo foi o compartilhamento de “arquivos indevidos” por parte do jovem, com denúncias originadas de outros campuseiros. Segundo um campuseiro que preferiu não se identificar, o garoto de 19 anos compartilhava pornografia infantil através da rede da Campus Party e foi encaminhado para uma delegacia. No final da tarde desta quinta-feira, a organização divulgou nota em que afirmou que "foi realizada uma minuciosa investigação em relação às denúncias realizadas. Poucas horas depois, entretanto, as autoridades competentes não atestaram qualquer ilegalidade e o campuseiro continua participando normalmente do evento".

Em 2012, a Campus Party ficou marcada por incidentes como a queda de luz causada pelas fortes chuvas que caíram durante a realização do evento e pela falta de água no primeiro dia, que irritou diversos campuseiros.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.