Campus Party: Mozilla anuncia smartphone de R$ 150,00 com o Firefox OS

Por Pedro Cipoli | 29 de Janeiro de 2013 às 14h37

Em um das primeiras palestras da Campus Party desse ano, Fábio Magnoni, desenvolvedor e membro da comunidade Mozilla, apresentou ao público as primeiras imagens do seu sistema operacional voltado para smartphones, o Firefox OS. O foco da palestra foi mostrar aos desenvolvedores como criar aplicativos para a plataforma que utiliza somente tecnologias baseadas em HTML 5, CSS e Javascript.

Para criar aplicativos para o Firefox OS, os desenvolvedores podem utilizar no Firefox OS Simulator um add-on para testar o novo app em diferentes resoluções de tela e configurações de hardware, otimizando o código e corrigindo bugs em tempo real. Para saber mais sobre como desenvolver, basta acessar a Mozilla Developer Network (com conteúdo em português brasileiro) e o Developer Hub (somente em inglês).

O que esperar de mais um concorrente de um mundo dominado por Androids e iPhones? Segundo Fábio, os aparelhos equipados com o Firefox OS devem ficar populares nas classes C, D e E, cobrindo boa parte do público que não pode comprar um smartphone com boas configurações. Ainda em fevereiro será lançado um aparelho voltado para desenvolvedores que a Mozilla promete não custar mais do que R$ 150, o que é uma boa notícia para quem quer mudar de plataforma sem investir muito.

Firefox OS

Fábio Magnoni apresentando o Firefox OS

Esse mercado ainda é pouco explorado, o que dá bastante margem para a Mozilla crescer em meio a esse público, mas Fábio garante que não pretende concorrer com as plataformas que estão disputando o pódio atualmente, e sim se tornar uma alternativa de baixo custo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.