Campus Party Hands On: conheça o desempenho do 4G da Vivo

Por Luciana Zaramela

A nova geração da tecnologia de internet móvel está chegando no país e a Vivo tem provado que velocidade é o forte da conexão: o 4G promete ser até 10 vezes mais rápido que o 3G convencional na transferência de arquivos. A empresa já está instalando pelo Brasil novas tecnologias de transmissão de dados e investindo em uma nova geração de aparelhos 4G.

De acordo com a Anatel, todas as operadoras que adquiriram faixas de frequências durante o Leilão do 4G devem seguir metas para atender à demanda que virá junto aos grandes eventos esportivos aguardados no Brasil: a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Durante a exibição da tecnologia em seu estande na Campus Party 2013, a Vivo mostrou que a velocidade da internet realmente surpreende, tanto em celulares habilitados com a nova tecnologia quanto em notebooks equipados com o mini-modem Huawei com microSD, próprio para 4G.

Vivo 4G Plus Modem

Fizemos o hands-on em ambos os dispositivos, e, à primeira vista, a velocidade pareceu não surpreender tanto assim.

Vivo 4G

Os primeiros testes em notebook com mini-modem 4G exibiram velocidade relativamente baixa

A média de resultados mensurados pela ferramenta speedtest.net no primeiro notebook equipado com o modem 4G da Vivo foi de 5–7 Mbps de download e 2–3 Mbps de upload. Perguntamos ao assistente da empresa o que havia de errado com a conexão e ele informou que aquele modem, especificamente, estava com defeito.

Partimos para novos testes em um novo computador, equipado com outro modem 4G. Os resultados, dessa vez, surpreenderam:

Vivo 4G

Notebook equipado com um modem 4G da Vivo "funcional": a diferença nos resultados é gritante

Nós (ou o pessoal da Vivo) tivemos a falta de sorte de iniciar nosso hands-on em um equipamento que não condizia com o esperado, devido a um defeito de hardware. Reiniciamos o primeiro computador no qual foram feitos os testes e os resultados subiram, mas mesmo assim, atingiram a metade da média comum alcancada pelo último.

A experiência de navegação é surpreendente. Testamos vários sites enquanto assistíamos a vídeos em Full HD no YouTube e navegávamos pela web. Tudo fluindo sem travamentos, sem trancos e de maneira "redondinha".

Não pudemos deixar de testar a conexão no smartphone: a Vivo contava com dois Motorola Razr HD que apresentaram excelentes resultados, mensurados pelo aplicativo do SpeedTest.net para Android.

Vivo - Motorola Razr HD

No smartphone, os testes apresentaram leves variações de velocidade em download e upload

A internet 4G no Motorola Razr HD surpreendeu à primeira vista. O app registrou picos de 75,2 e 57,9 Mbps de velocidade para download e de 11,5 e 12,7 Mbps de velocidade para upload, em dois testes respectivos. A navegação e o carregamento de vídeos foram exemplares, apesar das variações.

No entanto, ao utilizar outra ferramenta chamada Internet Test (app para Android) no mesmo smartphone, os resultados se apresentaram um tanto diferentes:

Vivo - Razr HD Internet Test

Velocidade mensurada pelo app Internet Test (Android): 4.8 Mbps de download e 1.4 Mbps de upload no mesmo smartphone

Ao que tudo indica, a discrepância de resultados parecer ter mais relação com o método de medição do aplicativo em questão que com o real desempenho da conexão. De maneira geral, o 4G da Vivo parece ter tudo para conquistar uma boa fatia do mercado. Resta saber se os valores também serão compatíveis com o bolso dos brasileiros.