Campus Party Brasil terá primeiro caixa eletrônico de Bitcoins da América Latina

Por Redação | 16 de Janeiro de 2014 às 13h07
photo_camera Divulgação

Os campuseiros que forem visitar a Campus Party de 2014 poderão ter contato de perto com a moeda do momento, o Bitcoin. Isso porque o evento, que acontecerá em São Paulo entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, terá o primeiro "caixa eletrônico" de Bitcoin da América do Sul.

Os Bitcoins são moedas digitais criptografadas baseadas em um modelo de rede PSP (ponto a ponto) que podem ser enviadas e recebidas de forma segura pela internet. Graças a esse sistema, as negociações não passam por bancos - responsáveis pela negociação e regulamentação do dinheiro comum -, o que garante que as quantias sejam transferidas diretamente de pessoa a pessoa. Atualmente, já é possível comprar roupas, acessórios, videogames, máquinas fotográficas e outros produtos usando apenas o Bitcoin como forma de pagamento.

A máquina que estará na Campus Party é fabricada pela empresa portuguesa Lamassu e será instalada pelo Mercado Bitcoin, site que realiza a compra e venda da moeda criptográfica. Segundo a companhia, logo após o fim do evento, o aparelho deve ser deslocado para algum ponto de um dos centros financeiros de São Paulo - os locais mais cogitados são as Avenidas Brigadeiro Faria Lima, Paulista e Engenheiro Luís Carlos Berrini, todas na zona sul da capital.

Para usar a máquina, os usuários precisam colocar no leitor do dispositivo um código de barras do tipo QR contendo o endereço da carteira virtual. Em seguida, cédulas de reais devem ser inseridas para que o valor seja transferido em bitcoins para o endereço informado no código de barras. A taxa cobrada por cada transferência será de 2,5%.

A Campus Party Brasil 2014 já está com todos os ingressos esgotados. O evento acontece no Anhembi Parque, na Zona Norte de São Paulo, e já confirmou a presença de Marcelo Ballona, cofundador do site de compras Submarino, Mark Levalle, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios e estratégia do PayPal, e de Bruce Dickinson, vocalista da banda de metal Iron Maiden. A feira terá conexão de internet de 40 Gbps, 10 Gbps a mais que a velocidade do evento do ano passado.

Leia também: Quer entrar na onda das Bitcoins? Saiba o que você pode comprar com elas!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.