Campus Party 2014: Canaltech acompanha de perto a montagem do evento

Por Rafael Romer | 26 de Janeiro de 2014 às 21h35
photo_camera Canaltech/Rafael Romer

A Campus Party 2014 só começa oficialmente amanhã (27), mas o Canaltech já deu uma volta por dentro do Anhembi neste domingo em um tour para a imprensa para te mostrar como está o último dia de montagem da sétima edição do evento, que promete ser a maior até hoje. "Acho que essa é a Campus com maior qualidade de conteúdo até hoje. A curadoria foi feita com muita antecipação para garantir que cada uma das 500 horas de paletra tenham uma alta qualidade e balanceada entre as diferentes áreas", afirmou ao Canaltech o co-fundador e presidente da Futura Networks, Paco Ragageles.

Para Paco, o aspecto mais importante da Campus neste ano é o foco em startups e no empreendedor, característica que pode ser vista logo na entrada do Open Campus, espaço que ficará aberto gratuitamente ao público a partir de terça-feira (28). A área Startup & Makers reunirá 250 startups brasileiras e do exterior que apresentarão seus projetos a 100 investidores-anjo e fundos de investimentos que terão acesso ao local. "Sempre tivemos isso na nossa filosofia, mas nunca tivemos nada tão brutal quando este ano", diz Ragageles.

Os investidores e startups também poderão transitar na área fechada do Campus, para terem acesso aos campuseiros para networking e procura de talentos e interessados em colaborar com os projetos. Nesta área externa ainda haverá dois palcos com programação aberta sobre inovação, investimentos e o ecossistema brasileiro de startups. "A intenção é trabalhar com a ideia de inclusão digital para pequenas e médias empresas. Além dos palcos, também haverá cursos para formação ministrados pelo Sebrae", afirmou o organizador.

Na parte interna do Campus, as mudanças são poucas e, visualmente, a divisão de palcos e mesas está bem semelhante à edição de 2013. A conexão recebeu um upgrade e agora serão disponibilizados 40 GB de banda para os campuseiros. Uma das novidades é a torre "sustentável" de 3G/4G da Telefônica que foi colocada dentro do Campus para fornecer conexão aos participantes. Diferente das torres utilizadas atualmente no país, o novo modelo de antena mantém toda a parte elétrica subterrânea. Assim como no ano passado, o centro computacional da Campus, desenvolvido em parceria com a Alcatel Lucent e com a HP, estará no aquário central do evento, climatizado a 20 graus.

Aliás, os campuseiros podem se preparar para o calor dos próximos dias. De acordo com a organização, neste ano foram disponibilizados 40 ventiladores com vaporizadores de água para refrescar os 64 mil m² do centro de exposições, mas dificilmente eles darão conta do verão paulistano sozinhos. Na parte do acampamento, sem muitas mudanças: os campuseiros se dividirão entre as 5 mil barracas duplas ou individuais pelos próximos sete dias de Campus Party.

Durante o tour, o Canaltech conversou também com a Coordenadora de Conteúdo desta edição da Campus, Thais Leite, que também adiantou algumas das novidades que os campuseiros poderão esperar nesta semana. Além do conteúdo extenso de palestras, workshops e debates, haverá uma área aberta de games com PCs, e consoles Xbox e PlayStation disponíveis para quem quiser jogar, além de quatro simuladores diferentes: um de avião, um de helicóptero, um de caminhão e um do Detran, para treinamento de motoristas.

Outra novidade é que do dia 28 ao dia 31, entre 23h às 2h da madrugada, os oito palcos estarão abertos para campuseiros discutirem temas de interesse livremente. Esses debates serão organizados por comunidades de campuseiros e tratarão de temas como software livre e inovação.

A fila já começou

Apesar da entrada para os campuseiros só ser oficialmente aberta a partir de amanhã (27) ao meio dia, quando a distribuição de credenciais tem início, neste domingo os primeiros bravos participantes da Campus Party 2014 já se alinhavam na porta do Anhembi para serem os primeiros a entrar.

O primeiro deles, o técnico em produtos da Apple, Edvan Silva, de 27 anos, já está acampado desde ontem. "Essa é a minha terceira Campus Party. Em 2012 cheguei em sexto lugar, nessa finalmente fui o primeiro", brinca. Edvan contou ao Canaltech que dirigiu durante 15 horas. Ele saiu de Brasília em direção a São Paulo na madrugada do sábado. O foco na Campus, ele conta, será no networking para divulgar um de seus projetos paralelos: seu canal no YouTube no qual fala exclusivamente sobre produtos da Apple.

E você, já está animado para a Campus Party 2014?

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.