A Campus Party 2013 já começou! Confira os destaques e o que já está rolando

Por Rafael Romer | 28.01.2013 às 13:56 - atualizado em 28.01.2013 às 16:56

“OoooOOOOOOooooooOOOooo”, o tradicional “grito de guerra” dos campuseiros já começou a ecoar pelo Centro de Exposições do Anhembi, no primeiro dia da sexta edição da Campus Party Brasil. Os campuseiros e caravanas começaram a entrar na arena às 10h desta segunda-feira (28). A organização do evento não tem números sobre quantos campuseiros devem chegar hoje, mas a expectativa é que 160 mil pessoas passem pela Campus Party, 8 mil delas, campuseiros.

Além dos moradores de São Paulo, o evento deve receber 37 caravanas de todas as regiões do país. Até agora, os campuseiros contam que não tiveram problemas para entrar. "Ano passado foi meio complexo, porque eu não peguei minha credencial, então demorei muito mais para entrar, estava muito bagunçado, principalmente na hora da saída, foi muita encrenca. Espero que isso não ocorra neste ano", conta o estudante de direito Eric Lopes, de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Já para o colega Lucas Santos, de São Paulo, a única expectativa é que os banheiros não fiquem "todos sujos".

Campus Party 2013

Pessoas de vários locais do país chegam à Campus Party (Foto: Rafael Romer/Canaltech)

A fotógrafa Débora Rodrigues, que participou de todas as edições do evento, conta que a primeira coisa que viu quando chegou foi a oferta de água. "Queria ver se teria desde o primeiro dia. Tem várias torneiras, então vai ter água para todo mundo", conta, em referência ao problema de falta de água que afetou os campuseiros no primeiro dia do evento de 2012. Ela também elogiou a entrada do evento que, neste ano, separou as caravanas dos campuseiros que chegaram sozinhos. "Esse ano tá bem organizado, foi rapidinho". Ao lado do PC estilizado com o tema da banda The Beatles, a campuseira disse que tem como foco as palestras de case modding e fotografia do evento.

Campuseira Debora

Débora Rodrigues, campuseira assídua, já se acomodou na Campus Party 2013 (Foto: Rafael Romer/Canaltech)

A água também foi a primeira preocupação de Guilherme Alexandre, que veio de Belo Horizonte e está em sua segunda Campus Party. "Ano passado a água foi triste, estava valendo ouro", conta. Desenvolvedor de aplicativos, Guilherme conta que ainda está finalizando um trabalho de design, e deve passar o primeiro dia trabalhando para depois "desembolar para jogar", brinca. Guilherme conta que deve ficar de olho para ver se consegue participar dos campeonatos internos do evento, principalmente do game League of Legends, que pretende jogar profissionalmente."Tenho um time iniciante, mas pretendo em, no máximo um ano, entrar pro competitivo também", conta.

Lucas Souza de Barros, de 7 anos, já está em sua 2ª edição da Campus Party, mas vai acampar pela primeira vez neste ano. Ao lado do pai, o analista de negócios Umberto Souza de Barros, conta que veio para mexer nos simuladores presentes no evento. "Eu quero andar de avião", disse. Umberto, que já esteve duas vezes na Campus Party, conta que teve um pequeno problema durante a entrada, mas também afirma que a organização deste ano parece melhor. "Me entregaram o cartão, mas não colocaram 'entregue', tive que voltar lá no começo da fila", diz.

Campus Party 2013

Entrada da Campus Party (Foto: Rafael Romer/Canaltech)

Nesta segunda-feira, a programação oficial só conta com a abertura do evento, que deve acontecer às 21h30. Durante a semana, serão aproximadamente 500 horas de conteúdos, divididas em 12 espaços temáticos e áreas de oficinas. Neste ano, os diversos palcos do evento farão homenagem a nomes históricos da ciência: Galileu (Astronomia, Robótica, Nanotecnologia, Biotecnologia, Modding, Hardware e Eletrônica), Michelangelo (Foto, Design, Vídeo e Música), Gutenberg (Mídias Sociais e Blogs), Pitágoras (Desenvolvimento e Sistemas Operacionais), Arquimedes (Segurança e Redes), Hypatia (Empreendedorismo) e Sócrates (Software Livre).

Completam o evento o Palco Principal, que abrigará as keynotes com os convidados magistrais da Campus Party; o Stadium, que abrigará palestras, simuladores e campeonatos da área de games; e os Workshop I, Workshop II, Barcamp e o Palco Multidisciplinar.

Entre os destaques deste ano, está a vinda de Buzz Aldrin, astronauta mundialmente conhecido por ter sido o segundo homem a pisar na Lua, ao lado de Neil Armstrong e Michael Collins, durante a missão Apolo 11.

Leia também:

Campus Party: área de games terá mais conteúdo para desenvolvedores

Campus Party: palco de Design, Foto e Vídeo deve trazer conteúdo mais conceitual

Campus Party: palco de Mídias Sociais e Blogs trará debates e oficinas tutoriais

Campus Party: está chegando a festa nerd!