Publicidade

Review Rapoo C200 | Gira em 360 graus, mas não impressiona

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Junho de 2021 às 17h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Multi

O mercado de webcams vem crescendo exponencialmente mundo afora pelo aumento significativo dos home offices, e a Multilaser não quer ficar de fora dessa demanda, trazendo para o Brasil como subsidiária a empresa holandesa Rapoo, especializada em hardware para escritórios, como teclados, mouses e webcams.

A Rapoo C200 é uma webcam básica, mas que tenta entregar recursos legais e que facilitarão a sua vida sem cobrar tanto, tentando conseguir seu espaço ao Sol em meio a um mercado tão repleto de marcas já consagradas como Logitech, Positivo e a própria Multilaser.

Será que vale a pena investir o seu dinheiro na Rapoo C200 na expectativa de elevar o nível das suas reuniões, lives em redes sociais e aulas em ensino à distância? É o que o Canaltech vai te ajudar a descobrir.

Continua após a publicidade

Prós:

  • Preço acessível
  • Rotação da câmera em 360 graus
  • Suporte e garantia Multilaser de 5 anos

Contras:

  • Qualidade de videochamadas abaixo do esperado
  • Baixa resolução para os dias atuais (HD)
  • Ausência de HDR e má exposição à luz nas gravações
Continua após a publicidade

Design e construção

A Rappo C200 é bem simples e vai direto ao ponto, com um design idêntico aos de webcams mais consagradas no mercado com a icônica Logitech C920, um clássico no mundo das webcams. Nada de LEDs azuis ou luzes espalhafatosas, contando somente com um pequeno LED indicador que é aceso quando você está usando de fato a webcam, o que ajuda a manter a sua privacidade em dia.

A webcam é basicamente um retângulo de plástico fosco, com logo da Rappo em sua base para fixar a câmera no monitor, que ainda conta com uma rosca para tripés na parte de baixo da base, permitindo que você monte a sua webcam em um tripé de mesa ou até mesmo em um tripé de câmeras, caso precise gravar em outros ângulos.

Um dos recursos que a Rapoo mais destaca nesse produto é a capacidade de girar a câmera em 360 graus, permitindo que o usuário movimente a webcam livremente para mostrar mais do cenário ou apresentar algo em uma lousa ou tela, por exemplo. A base é firme e fica bem encaixada em uma tela de notebook, podendo ser ajustada tanto na vertical quanto na horizontal.

Continua após a publicidade

A conexão da câmera com os dispositivos compatíveis é feita por meio de um cabo USB 2.0 que é fixo na webcam, e que apresenta boa durabilidade.

Qualidade de imagem

No quesito qualidade de imagem, não dá pra esperar muita coisa de uma webcam de entrada, mas a Rapoo C200 tem seus truques na manga para tentar tirar você da frente da câmera integrada do seu notebook. Esse é um dos pontos que ainda precisam ganhar mais atenção por parte das fabricantes, que muitas vezes mesmo cobrando o preço de um carro popular ainda incluem câmeras de baixíssima qualidade para videochamadas, algo que precisa ser resolvido por uma webcam externa.

Continua após a publicidade

A Rapoo C200 possui resolução máxima de 720p (HD) com 30 quadros por segundo. A Webcam até produz imagens razoavelmente nítidas, mas peca muito na hora de expor corretamente a luz do ambiente, com constantes erros de exposição do cenário onde a pessoa estiver realizado a chamada, que pode ficar muito escurecido ou com a luz estourada, o que mostra que não há HDR ou outros recursos de software para contornar essas situações.

Em nossos testes, o que recomendamos é que se use a Rapoo C200 em ambientes fechados e com boa iluminação artificial, pois qualquer entrada de luz do sol vai bagunçar totalmente o controle de exposição da câmera, então siga a dica do Canaltech e feche a cortina ao usar a Rapoo C200, garantindo assim uma qualidade bem aceitável para as suas reuniões e aulas EAD.

Continua após a publicidade

Qualidade de áudio

O áudio é uma grata surpresa aqui. A Rapoo C200 possui dois microfones frontais omnidirecionais, que captam o áudio da sua voz de forma clara, limpa e audível, mas pode ser uma dor de cabeça se você tiver animais de estimação barulhentos como os meus gatos aqui em casa ou crianças correndo por aí, por exemplo. Os microfones são projetados para capturar o áudio em todas as direções do ambiente onde a chamada será realizada, então a minha dica é investir futuramente em um headset ou microfone USB, caso você precise isolar a sua voz nas chamadas e evitar os sons naturais desse bioma selvagem que é o home office.

A Rapoo Webcam é uma alternativa barata e simples para dar aquele upgrade na câmera integrada do seu notebook, com bons microfones omnidirecionais e base que gira em 360 graus.

Compatibilidades

Continua após a publicidade

A Rapoo C200 é compatível com diversos dispositivos, desde que contem com algum dos seguintes sistemas operacionais:

  • Windows 7, 8 ou 10;
  • Mac OS X 10.6;
  • Chrome OS;
  • Android 5.0 ou superiores.

Concorrentes diretos

A Rapoo C200 é uma webcam de entrada e compete com produtos semelhantes na faixa de preço dos R$ 200 até os R$ 350, tais como a Lenovo 300 Full HD, Xiaomi Mi 720p, Redragon Fobos e Logitech HD C270.

Continua após a publicidade

Conclusão

Se você acha que está na hora de subir de nível e aparecer nas reuniões da empresa ou nas aulas de EAD sem parecer um borrão todo pixelado, parecendo um jogo de Atari, a Rapoo C200 pode ser uma opção barata e cheia de recursos extras para você aposentar a câmera integrada do seu notebook ou dar aos seus filhos a primeira webcam de suas vidas, que com certeza serão muito úteis para as aulas à distância ou chamadas de vídeo com toda a família.

A qualidade de video da Rapoo C200 não é das melhores, mas o áudio omnidirecional, base giratória, preço relativamente baixo e longa garantia de 5 anos podem ser um adicional e tanto para considerarmos a compra dessa webcam.

Continua após a publicidade

Caso tenha gostado da Rapoo C200, separamos este link especial com o menor preço que encontramos deste produto.