Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que minha webcam não quer funcionar no Windows 10?

Por| 01 de Junho de 2019 às 11h55

Link copiado!

Por que minha webcam não quer funcionar no Windows 10?
Por que minha webcam não quer funcionar no Windows 10?

As webcams tornaram-se, sem que nós nos déssemos conta, peças essenciais para a comunicação na era digital. Hoje, elas permitem muito mais do que a mera exibição de seu vídeo ao vivo, trazendo capacidades corporativas, vide o número de entrevistas conduzidas por áreas de Recursos Humanos por meio de aplicações que usam do aparato, como Skype e Hangouts.

E com a chegada do Windows 10, voltado à oferta de recursos e serviços pela nuvem, a usabilidade das câmeras tornou-se ainda mais evidente.

Mas como toda peça de tecnologia, as webcams também estão sujeitas a apresentarem problemas e, devido ao seu crescente uso, podem se tornar um foco de preocupação para os usuários mais incautos. Mas calma, antes que você comece a ligar para o responsável pela TI e informática de sua empresa ou aquele sobrinho que manja de tudo de computador, preparamos um tutorial com alguns passos simples, que não requerem conhecimento técnico e que podem fazer com que você mesmo resolva a situação.

Continua após a publicidade

O que tem de tão diferente no Windows 10?

A versão mais recente do sistema operacional da Microsoft traz todas as opções de gerenciamento de dispositivos que seus predecessores. Isso significa que, se você vem do uso contínuo do Windows 7 ou 8, por exemplo, suas memórias de como resolver um problema com a webcam ainda podem servir.

Entretanto, o Windows 10 traz algumas opções que são permeadas por todo o sistema (system wide settings) e que podem estar impactando no desempenho ou, no pior dos casos, no funcionamento da sua câmera. Se por qualquer motivo você desabilitou a sua webcam ou negou permissão à ela por um aplicativo, pode ser que o sistema tenha entendido isso como um comando geral.

Isso se dá pelo foco maior que a Microsoft colocou em relação à privacidade do usuário no Windows 10. A fim de evitar que certas aplicações possam acessar sua câmera sem a devida permissão ou inserção de comando, a empresa criou novos formatos de gerenciamento para o que pode ou não ser feito via sistema.

Continua após a publicidade

Tá, então como configuro isso?

A primeira coisa a ser feita é verificar se o uso de sua webcam está permitido pelo sistema operacional. O Windows 10 normalmente separa os aplicativos instalados entre “desktop” e “apps de loja” (remetendo à Microsoft Store virtual). Se por alguma razão o acesso à webcam estiver desativado, nenhum dos dois poderá usá-la — nem mesmo o sistema de login por reconhecimento facial (Windows Hello).

Para tanto, abra o menu Iniciar e clique no símbolo do menu “Ajustes” (é o desenho em formato de engrenagem, no canto). Alternativamente, você também pode apertar simultaneamente os botões “Windows” e “I” do seu teclado para abrir o menu.

Continua após a publicidade

Uma vez nele, clique no ícone “Privacidade” e, no menu lateral à esquerda, selecione “Câmera”. No topo da janela, certifique-se de que aparece a mensagem “O acesso à câmera deste dispositivo está ativado”. Se qualquer coisa diferente disso estiver à vista, clique em “Alterar” para corrigir.

Logo abaixo, confirme também se a opção “Permitir que os aplicativos acessem a sua câmera” também está acionada. Caso contrário, nenhum software instalado poderá visualizar sua webcam (embora nesse caso o Windows Hello funcione sem problemas).

Continua após a publicidade

Depois disso, entramos em um jogo de gato-e-rato, em que você deverá conferir, no mesmo menu sob a área que diz “Escolha quais apps podem acessar a sua câmera”, quais apps podem acessar a sua câmera. Certifique-se de que o app que você deseja tem a devida permissão.

Vale citar que aplicações tradicionais do desktop não figuram nessa lista, que é composta apenas de softwares baixados pela loja virtual da Microsoft. Programas de desktop sempre terão acesso à sua webcam, partindo do princípio de que a opção geral de acesso à câmera, que discutimos mais acima, esteja acionada.

Normalmente, aqui é onde se resolve o seu problema, já que é bem comum que, por um engano do usuário ou um comando derivativo do Windows, o acesso à webcam é cortado. Entretanto, há casos em que isso não soluciona o problema...

Continua após a publicidade

Fiz tudo isso e não resolveu. E agora?

Se nenhum dos passos anteriores corrigiu o seu problema, então é hora de fazer o “caminho das pedras” que você provavelmente já conhecia das versões anteriores do Windows. A primeira coisa a ser feita também é a mais óbvia: se você tem uma webcam externa, ela está conectada corretamente? Os fios estão em bom estado, algum conector torto ou desalinhado? É interessante que você o remova e confirme isso antes de inseri-lo novamente e, quem sabe, reiniciar a máquina.

Passando o óbvio, vamos às opções mais trabalhosas: antes de tudo, abra o gerenciador de dispositivos do Windows. No Windows 10, você pode fazer isso de duas formas: a primeira e mais simples é clicar com o botão direito do mouse no símbolo do menu “Iniciar” e selecionar a opção “Gerenciador de Dispositivos”. A outra é apertar, simultaneamente, as teclas “Windows” e “R” e digitar “devmgmt.msc” (sem as aspas).

Continua após a publicidade

Dentro do gerenciador, você precisará confirmar se a câmera (o dispositivo, não o acesso à ela, como no passo anterior) está habilitado. Para isso, você deve encontrar a opção correspondente à sua webcam e acessá-la. Geralmente, as configurações de webcam podem ser acessadas dentro do menu expansível “USB”. Isso também vale para as webcams integradas, como em notebooks. Clique na câmera com o botão direito e veja as opções: se “Habilitar este dispositivo” ou algo similar aparecer, é porque sua câmera não está configurada. Se “desabilitar…” for exibido, então sua câmera já é reconhecida pelo Windows 10.

Ainda neste menu, aproveite para clicar na opção de atualização dos drivers da webcam: normalmente, o Windows 10 tenta instalar e atualizar automaticamente os drivers de funcionamento de qualquer dispositivo conectado, seja ele integrado ou atrelado a alguma porta USB. Às vezes, porém, esse processo engasga e deve ser “forçado” de forma manual. Muitos problemas de mau funcionamento de hardware — inclua aí webcams — podem ser resolvidos com uma atualização simples.

Drivers atualizados, conexão ok, mas ainda não funciona

Se diante de tudo isso a sua câmera ainda estiver apresentando problemas, ainda temos um último recurso, embora este seja um pouco mais incerto: é possível que a aplicação desejada esteja selecionando o dispositivo errado ou não encontrando dispositivo algum, em primeiro lugar.

Continua após a publicidade

Aqui, a situação é um pouco mais desconfortável: especialmente em casos onde há múltiplos recursos de captura de vídeo, o software pode simplesmente estar apontando para o dispositivo errado. Assim, abra o app de sua escolha e busque em suas configurações as opções de seleção e gerenciamento de câmeras. No Skype, por exemplo, o caminho é “Menu > Ajustes > Audio e Video”.

É importante ressaltar, porém, que essa opção pode ou não funcionar, dependendo dos modelos de webcam suportados pelo software desejado. A Microsoft confirmou no passado que alguns modelos compatíveis no Windows 7 não funcionam no Windows 10. O já mencionado Skype também é meio seletivo no que tange a câmeras. Se no menu de configurações, a sua câmera não aparece, pode ser apenas que a aplicação não ofereça suporte, lhe obrigando a escolher outro software.

Deu ruim: hora de ligar pro cara de TI?

Sim. Se nenhum dos passos anteriores adiantou a sua vida, então é a hora de acionar os serviços externos e especializados. Normalmente, para usuários comuns, isso significa entrar em contato com a fabricante da webcam e buscar as informações referentes à manutenção. Se seu dispositivo está dentro da garantia, ótimo: a fabricante poderá lhe guiar pelo processo para conserto ou aquisição de um modelo novo, sem custo.

Continua após a publicidade

Em casos de dispositivos corporativos (como um laptop que a sua empresa lhe forneceu), a coisa tende a ser mais complicada. Grandes companhias tendem a instalar medidas de proteção no uso de seus dispositivos, que podem permitir, entre outras coisas, que uma webcam seja remotamente habilitada/desabilitada. Neste caso, acione o departamento de TI responsável e ele poderá lhe orientar de acordo com as políticas da sua empresa.

Está com algum problema e não consegue resolver? Ou então tem interesse em tutoriais de algum assunto específico? Conte para nós nos comentários e a gente vai atrás das informações necessárias para publicarmos uma matéria bem aprofundada no que você busca!