PhotoScan: Google lança novo aplicativo para escanear fotos antigas

Por Redação | 16 de Novembro de 2016 às 10h37
Reprodução
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Todas aquelas caixas de fotos antigas guardadas em algum lugar empoeirado da sua casa estão com os dias contados: o Google revelou nesta quarta-feira (16) o novo aplicativo para escaneamento PhotoScan, que deve facilitar consideravelmente o trabalho de quem deseja digitalizar imagens de câmeras fotográficas de filme.

O usabilidade do app é simples: basta colocar a imagem dentro da margem desenhada pelo serviço e tirar uma foto. Em seguida, o PhotoScan pedirá para o usuário posicionar o smartphones sobre quatro outros pontos de referência, que ajudarão na montar a imagem virtual da fotografia.

Em alguns segundos, o serviço processa uma nova imagem digital em alta resolução da foto, fazendo também pequenas correções para evitar, por exemplo, reflexos na imagem. Ainda assim, ajuda bastante fazer o processo em um lugar com boa iluminação para evitar o excesso de brilho sobre a foto.

Após a digitalização ainda é possível fazer novos ajustes de enquadramento para melhor o resultado final.

O serviço gratuito já está disponível no Google Play e App Store e não exige uma conta Google para ser utilizado – a não ser que o usuário deseje salvar suas imagens na nuvem do Google Photos, que já organiza automaticamente o conteúdo importado via PhotoScan.

Atualizações no Google Photos

Além do novo aplicativo, o Google começou a liberar também a partir de hoje uma série de novos updates para seu serviço Google Photos, que incluem novos filtros e uma função para melhorar imagens automaticamente.

As ferramentas implementadas utilizam os algorítimos de machine learning da empresa e aprimoraram as imagens salvas na nuvem com mudanças de temperatura e pequenos ajustes para melhorar a visibilidade. Uma nova ferramenta de ajustes de luz e cor também permitirá ao próprio usuário fazer novas mudanças, se desejar.

A função para transformar sequências de fotos em pequenos vídeos, lançada em setembro, também receberá novas atualizações. Serão três novos tipos de vídeos que poderão ser gerados: para recém-nascidos, para ocasiões formais, como casamentos, e um slideshow para eventos anuais. Os updates chegarão para todos os usuários do Google Photos no decorrer das próximas semanas, de acordo com o Google.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.