Pesquisadores criam câmera com a espessura de uma folha e lente flexível

Por Redação | 15 de Abril de 2016 às 07h40

Pesquisadores da Universidade de Columbia estão desenvolvendo uma câmera flexível que permite a mudança do campo de visão pelo seu movimento. A câmera, que tem aproximadamente o tamanho de um cartão de crédito, apresenta lentes elásticas, o que permite a ela ser enrolada sem perda da alta qualidade de resolução.

Por meio da criação de lentes flexíveis, o projeto visa a captura de imagens detalhadas independentemente do campo de visão. O objetivo do estudo é que a câmera possa ser utilizada, por exemplo, em veículos, eliminando os pontos cegos, enroladas em torno de postes, dando visão 360º do ambiente ou, ainda, ser usada por fotógrafos profissionais e amadores.

Segundo Shree K. Nayar, líder da equipe de pesquisa, enquanto a indústria busca diminuir o tamanho das câmeras e melhorar cada vez mais a qualidade das imagens capturadas, seu objetivo é explorar uma abordagem diferente, no qual o tamanho dos dispositivos não seja o foco, mas, sim, a combinação entre pouca espessura e alta flexibilidade.

Via: TechEBlog

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.