NASA libera imagem impressionante para comemorar o 26º aniversário do Hubble

Por Redação | 22 de Abril de 2016 às 08h05

Conforme a tradição, para comemorar os 26 anos do Hubble, a NASA liberou uma foto de tirar o fôlego capturada pelo telescópio espacial. A imagem mostra a Nebulosa da Bolha, uma enorme extensão de gás e poeira localizada a 8 mil anos-luz da Terra, descoberta por William Herschel em 1787.

A nebulosa, conhecida pelos pesquisadores como NGC 7653, ocupa uma área de aproximadamente sete anos-luz de diâmetro, sendo a estrela em seu núcleo, nomeada SAO 20575, 45 vezes maior que o nosso Sol. Uma das características que chama a atenção dos astrônomos é que a estrela não fica no centro da esfera, podendo ser observada no canto esquerdo das imagens.

Segundo a NASA, a aparência esférica e irregular da "bolha" se deve pela imensa quantidade de calor que a estrela emite, o que causa a expansão dos gases. John Grunsfeld, da agência espacial norte-americana, disse em comunicado que o 26º aniversário do Hubble merece ser comemorado com "uma imagem espetacular de uma interação dinâmica e emocionante de uma jovem estrela com o seu ambiente".

O Telescópio Espacial Hubble foi colocado em órbita no dia 25 de abril de 1990 pelo ônibus espacial Discovery e já foi responsável por mais de um milhão de imagens do espaço. A Nebulosa da Bolha é a mais recente e agora integra a série especial das fotografias.

Via: Gizmodo

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.