Fotógrafo usa iPhone para transformar cenas do cotidiano em personagens pop

Por Redação | 14 de Agosto de 2015 às 10h05

Mais do que uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, alguém decidiu reinventar a arte — ou, pelo menos, deixar o nosso mundo um pouco mais feliz — com apenas um iPhone e milhares de referências à cultura pop na memória. Afinal, diante de tantas possibilidades à sua disposição, por que não mesclar realidade e ficção a partir da tela de um smartphone?

Parece uma ideia estranha e sem muito sentido, mas que funcionou perfeitamente no projeto feito pelo fotógrafo francês François Dourlen. Ao longo de suas viagens pelo mundo, ele teve a brilhante ideia de usar imagens de personagens de filmes e desenhos e encaixá-las sobre alguma cena real, seja uma pessoa, objeto ou mesmo uma situação.

Basicamente, é a mesma brincadeira de perspectiva que a gente está tão acostumado a ver em determinados lugares, colocando imagens em diferentes planos para interagir na foto. No entanto, o diferencial aqui não está na técnica ou mesmo na originalidade do conceito, mas na ideia de fazer isso para dar vida àqueles personagens que tanto gostamos.

Fotos Realidade aumentada iPhone
Fotos Realidade aumentada iPhone

Afinal, quem nunca imaginou que aqueles chapéus que os membros da Guarda Real Inglesa usam poderiam muito bem se transformar no cabelo de Marge Simpson caso ela realmente existisse? Ou então que aquele velho dinossauro de borracha que seu priminho fica jogando pelos cantos pode ser o Velociraptor amigo do Chris Pratt em Jurassic World?

O projeto de Dourlen é tão vasto que são vários os exemplos de intervenção digital que ele fez em diferentes cidades do planeta. Um belo exemplo disso são as estrelas da Calçada da Fama, em Hollywood, que deixaram de lado o glamour do cinema para virar ninguém menos do que Patrick Estrela, o melhor amigo do Bob Esponja.

Além disso, o fotógrafo ainda brinca com sua própria família. Algumas dessas composições com seu iPhone são feitas sobre a imagem de seus próprios filhos, que já viraram Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen, de Game of Thrones; o cowboy Woody, de Toy Story; a Branca de Neve e até Harry Potter.

Fotos Realidade aumentada iPhone
Fotos Realidade aumentada iPhone
Fotos Realidade aumentada iPhone

O que mais chama atenção nisso é que o fotógrafo realmente não precisa de nada além de criatividade e boas referências para brincar com a realidade. Basta um olhar apurado do mundo à sua volta para ele enxergar em um corredor velho uma cena de O Iluminado, um Minion em uma lixeira e até mesmo o bom e velho Goku na estátua de Bruce Lee.

Tanto que todo o equipamento que ele precisa para isso é seu iPhone para criar as releituras e de uma câmera comum para registrar a composição. Tendo isso, basta achar a melhor imagem que se encaixar naquele momento, dar o recorte ideal e enquadrá-la da melhor maneira possível.

Fotos Realidade aumentada iPhone
Fotos Realidade aumentada iPhone

O artista divulga suas fotos tanto em sua página no Facebook, a Les Photos De François, quanto em seu próprio perfil no Instagram, que reúne várias das montagens que ele já fez.

Assim, para aqueles que se perguntam se a arte morreu no mundo digital, François Dourlen mostra que ela jamais foi embora, apenas se reinventou e que está mais pop do que nunca — e ainda mais engraçada e acessível.

Via: Les Photos De François

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.