Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Flickr desenvolve sistema de realidade virtual para visualização de fotos

Por| 14 de Setembro de 2015 às 09h46

Link copiado!

Flickr desenvolve sistema de realidade virtual para visualização de fotos
Flickr desenvolve sistema de realidade virtual para visualização de fotos

Ajudar o usuário a reviver suas memórias através de fotos como se realmente estivesse de volta ao local da fotografia é uma das ideias por trás de uma nova tecnologia que está sendo testada pelo Flickr. Usando a realidade virtual, a ideia da plataforma é trazer mais imersão às imagens panorâmicas e em 360 graus, permitindo que as pessoas assumam a perspectiva que desejarem dentro de uma imagem.

Ainda em estágio Beta, a novidade foi apresentada pelo Flickr durante o XOXO Festival, uma feira de tecnologia e inovação que aconteceu durante o final de semana na cidade de Portland, nos Estados Unidos. Usando o kit de desenvolvimento 2 do Oculus Rift, o protótipo esteve disponível aos visitantes e tudo funcionava sem nenhum tipo de controle físico.

Para passar de uma imagem para outra, por exemplo, bastava olhar fixamente para pontos estrategicamente colocados na imagem por alguns segundos. No restante, era só mover a cabeça para observar as imagens, quase que literalmente, ao redor do usuário, reproduzindo a perspectiva exata do fotógrafo no momento em que a cena foi reproduzida.

Aqui, porém, não existem ambições de criar produtos dedicados ou experiências exclusivas do Flickr. O projeto, que começou a ser desenvolvido há apenas duas semanas, deve dar as caras em breve para todos os usuários da plataforma que possuem óculos de realidade virtual. Basta um clique para que a experiência seja ativada e fotos panorâmicas possam ser observadas desta maneira. Inicialmente, a tecnologia vai funcionar apenas com o Oculus Rift, mas já estão em produção sistema de compatibilidade com o Gear VR, da Samsung, e outros equipamentos do tipo.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, a ideia veio do fato de que cada vez mais cresce o upload de fotos em 360 graus para o serviço. A possibilidade de câmeras celulares criarem imagens desse tipo, por mais que elas tenham seus problemas, teria sido um dos principais motores desse crescimento, juntamente com a chegada de equipamentos profissionais que permitiram uma captura muito mais apurada de tais momentos.

Enquanto o suporte a tecnologias de realidade virtual deve chegar em breve ao Flickr, o suporte a essa nova onda não deve parar por aí. Além de permitir que os usuários observem as imagens desta maneira, a empresa também pretende criar um hub de navegação exclusivo para os panoramas, permitindo que os usuários capazes de utilizar essa tecnologia possam fazer o melhor uso possível dela dentro da plataforma.

Fonte: Engadget