Equipe de engenheiros e fotógrafos registra a maior foto panorâmica do mundo

Por Redação | 26 de Maio de 2015 às 10h30

A maior foto panorâmica do mundo tem exatamente 353 gigapixels de resolução. Uma equipe de fotógrafos e engenheiros italianoa montou a enorme foto, que retrata o Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa. Segundo a equipe, a imagem foi editada com base em mais de 70 mil fotografias individuais, que totalizavam mais de 46 terabytes de dados.

Liderada pelo engenheiro Filippo Blengini, a equipe de cinco pessoas foi até a região fotografar as imagens utilizando uma câmera Canon 70D, uma lente Canon EF 400mm com abertura f/2.8 e uma lente extensora Canon 2X III para produzir as fotografias. Vale relatar que foram necessários 15 dias de fotografias, além de dois meses para processar as imagens.

No site do projeto In2White é possível visualizar o resultado com opções que permitem controlar o local de visualização e dar zoom em detalhes da imagem. Há também diversas imagens dos bastidores do projeto, onde a equipe enfrentou um frio de -10ºC e uma altitude de 3.500 metros para realizar as capturas.

Outros gigapanoramas da região podem ser lançados pela equipe italiana em breve. Há imagens de tamanho comparável, como a panorâmica de Londres, com 320 gigapixels, e uma imagem de satélite de propriedade da NASA, onde a Lua é fotografada em 680 gigapixels, resultado de mais de quatro anos de coleta de imagens através da Lunar Recoinnaissance Orbiter.

"Somos corajosos, loucos e ambiciosos o suficiente para pensar em uma imagem gigapanorâmica, para aproveitar cada detalhe da montanha", afirma a equipe em nota. "Mas não estamos sozinhos neste desafio: nós construímos uma equipe de sonhadores e apaixonados de todo mundo, que compartilharam seu entusiasmo com a mesma visão e abraçaram o nosso projeto".

Fonte: In2White

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/maior-imagem-panoramica-do-mundo-tem-365-gigapixels/48751http://www.in2white.com/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.