Duovox lança câmera feita para visão noturna em cores com alta qualidade

Duovox lança câmera feita para visão noturna em cores com alta qualidade

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 21 de Abril de 2022 às 08h30
Divulgação/Duovox

Aumentar a qualidade nas fotos e vídeos capturados durante a noite é um dos grandes desafios enfrentados por fabricantes de câmeras, especialmente aquelas voltadas para celulares e outros dispositivos móveis. Porém, um novo modelo desenvolvido pela startup Duovox promete entregar imagens claras, mesmo nas condições mais precárias de luz.

Câmera é capaz de oferecer visão noturna com cores acertadas (Imagem: Divulgação/Duovox)

Para chegar a estes resultados, a câmera Mate Pro tem um sensor Sony STARVIS 2 feito especificamente para ela. O componente possui dimensões de 1/1.8 polegada com apenas 5 MP, e portanto traz pixels bastante grandes e menos compactados — para efeito de comparação, cada ponto é 244% maior do que os presentes no modelo full-frame usado na câmera Sony a7S III.

Além disso, a câmera tem uma abertura de f/0.9 e um total de 22 stops de alcance dinâmico, enquanto a quantidade de detalhes registrados pode chegar ao dobro do visto no iPhone 13 Pro Max, de acordo com o que afirmou a Duovox.

Segundo o fundador da marca David Chen, a parte de processamento também é fundamental para que as imagens apareçam com uma iluminação muito mais alta em comparação com a vida real. Algoritmos de inteligência artificial são utilizados para otimizar diferentes tipos de cenas, além de ajustar as cores com uma precisão mais alta.

Por isso, a câmera precisa de uma iluminação de apenas 0,0001 lux para tirar fotos em JPEG ou RAW e vídeos a até 2K — de forma mais prática, isso é equivalente a uma noite escura, de tempo nublado e sem a luz da lua. Mesmo que a qualidade ainda seja maior do que várias outras câmeras no mercado, alguns efeitos de granulação ainda podem aparecer em condições mais críticas.

Duovox Mate Pro tem lâmpada frontal para emergências (Imagem: Divulgação/Duovox)

No mais, a Duovox Mate Pro tem uma construção bastante compacta com dimensões de 54 x 106 mm e peso de 400 gramas. Na parte traseira, a câmera traz uma pequena tela de três polegadas com resolução 2K, que pode ser utilizada até mesmo para "ver no escuro" em tempo real — também é possível reduzir o brilho para não chamar a atenção de animais selvagens em expedições, por exemplo.

Sua bateria de 3.000 mAh promete até quatro horas de uso, enquanto uma lanterna frontal pode ser acionada em casos de emergência. Suas opções de armazenamento incluem leitor de cartões SD com até 512 GB de capacidade, mas há também conexão por Wi-Fi para transmissão de conteúdos sem fio.

Preço e disponibilidade

A Duovox Mate Pro ainda não está disponível para compra, mas os interessados podem ajudar o projeto no Kickstarter pelo valor de 599 dólares (cerca de R$ 2.773 em conversão direta) — aproximadamente a metade do que será cobrado quando o produto chegar de forma oficial. Espera-se que as entregas comecem por volta do mês de outubro.

Fonte: Duovox

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.