Designer cria câmera totalmente produzida por impressão 3D

Por Redação | 12.09.2016 às 22:21

A tecnologia das impressões 3D vem revolucionando uma série de setores, desde a robótica até a culinária. E parece que ela não tem fronteiras – pelo menos se depender dos mais criativos.

Um estudante de design, chamado Amos Dudley, resolveu desenvolver uma câmera analógica totalmente feita por impressão 3D. Batizada como SLO, a câmera é completamente funcional, apesar da qualidade ainda baixa, demonstrando que a construção bem sucedida de um dispositivo bastante complexo, utilizando apenas impressão 3D, é possível.

Dudley detalhou todo o processo de criação em seu blog, explicando que a SLO é feita com alguns elementos básicos, como um obturador, cartucho de filme e lente produzida com resina. A fim de apoiar projetos futuros, o designer fez a lente e o obturador como módulos removíveis, que podem ser substituídos para personalização. Outro destaque é que o sistema desenvolvido fornece controle manual de velocidade para a captura de imagens.

Como já era de se esperar, a lente foi um dos elementos mais difíceis de criar, envolvendo entre 5 e 6 horas de polimento manual seguido por polimento com um aparelho motorizado de bricolagem. Além disso, Dudley teve o cuidado de desenvolver o compartimento para o filme isolado da luz, e utilizando o Fujicolor Superia 400, foi possível tirar algumas fotografias para demonstração. Confira.

SLO
SLO
SLO
SLO

Fonte: DPReview