Comparativo de câmeras: Galaxy S6 vs iPhone 6

Por Redação

Difícil discordar que a câmera é um dos recursos mais utilizados nos smartphones. A facilidade de ter o dispositivo sempre à mão para registrar diversos momentos importantes da vida faz com que muitas pessoas busquem sempre uma qualidade superior de câmera na hora de escolher um modelo de telefone para comprar.

Atualmente, o Samsung Galaxy S6 e o iPhone 6, da Apple, estão sob os holofotes como os aparelhos topo de linha do mercado. Ambos possuem características incríveis e especificações técnicas muito interessantes. Mas hoje falaremos especificamente de suas câmeras.

Vamos colocar à prova os flagships que representam o que há de melhor em termos de tecnologia de câmera para smartphones e ver quem leva a melhor!

Método de comparação

O objetivo dessa comparação, realizada pelo Android Central, é ver como ambos os telefones lidam com fotografias tiradas em diferentes situações do dia a dia. Para referência, algumas fotos também foram tiradas usando uma câmera Olympus E-PL5 com uma lente 25mm f/1.8 para dar uma sensação melhor da cena em questão.

Nenhuma das fotos foi editada ou cortada após a captura, embora a proporção das fotos do Galaxy S6 tenham sido alteradas para 4:3 (nas configurações da câmera) para ficar igual à da câmera do iPhone 6 e da Olympus. Vale ressaltar que fotos tiradas sem o apoio um de tripé, por exemplo, podem sofrer pequenas diferenças de enquadramento e distâncias focais.

Teste #1: Fotos durante o dia

A maioria dos smartphones modernos funciona bem na hora de tirar fotos em locais com boa iluminação, e, desde que o software de processamento não te deixe na mão, você possivelmente terá um bom clique à luz do dia. A grande diferença vem do bit extra de processamento, que ajuda a obter um balanceamento correto do branco e um contraste extra suficiente para tornar a imagem agradável aos olhos.

A presença de um recurso de HDR também é importante para resolver alguns problemas associados ao uso de câmeras de smartphones. O HDR (high dynamic range, ou grande alcance dinâmico, em português) permite aumentar o alcance dinâmico, fazendo com que as partes escuras de uma foto fiquem niveladas com as partes claras.

Galaxy S6 vs iPhone 6

À esquerda Galaxy S6 e à direita iPhone 6

Galaxy S6 vs iPhone 6

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 vs iPhone 6

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 vs iPhone 6

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 vs iPhone 6

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 vs iPhone 6

Galaxy S6 / Olympus / iPhone 6

À primeira vista, a diferença mais perceptível é o balanço de branco, que, basicamente, define a coloração das fotografias. Enquanto o Galaxy S6 tende a produzir imagens mais quentes, o iPhone 6 vai para o lado mais frio. Geralmente, a maioria das pessoas prefere imagens mais quentes, com cores mais vibrantes.

As fotos tiradas com o Galaxy S6 também ficaram com mais brilho do que as do smartphone da Apple. Esse efeito fica particularmente visível em cenas com sombras ou diferentes intensidades de luz. Os dois aparelhos tiraram fotos muito nítidas quando havia boa iluminação, mas o dispositivo da Samsung realmente leva o quesito nitidez para outro nível.

Por outro lado, enquanto o Galaxy S6 esquentou bem as fotos, algumas delas parecem muito saturadas, enquanto o iPhone 6 manteve as cores mais suaves e naturais.

Vencedor: Samsung Galaxy S6 – com uma margem apertada

Teste #2: Fotos com pouca luz

Um software inovador e alguns truques podem produzir ótimas imagens quando não há luz, mas não existe nenhuma maneira de substituir completamente um hardware potente na hora de tirar fotos com baixa luminosidade. Quando não há uma quantidade mínima de luz disponível, um sensor maior é sempre uma boa opção.

Para compensar essa lacuna, o estabilizador óptico de imagem (OIS, na sigla original) geralmente é incluído para reduzir o movimento da câmera e permitir velocidades mais curtas do obturador. O OIS é eficiente em casos de movimentos bruscos na captura de imagens, como tremer a mão na hora do disparo, por exemplo. O Galaxy S6 possui OIS e uma lente f/1.9, enquanto o iPhone 6 não tem OIS (que só é oferecido no iPhone 6 Plus) e traz uma lente com abertura f/2.2.

Galaxy S6 iPhone 6 câmeras

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 iPhone 6 câmeras

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 iPhone 6 câmeras

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 iPhone 6 câmeras

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 iPhone 6 câmeras

Galaxy S6 / iPhone 6

Galaxy S6 iPhone 6 câmeras

Galaxy S6 / Olympus / iPhone 6

O Galaxy S6 tem a grande vantagem de hardware quando se trata de fotos com baixa luz, e parece que a Samsung também criou um software para aproveitá-lo bem. A inclusão do OIS e de uma lente rápida permite que o Galaxy S6 tire fotos com uma velocidade mais baixa e ISO menor, o que mantém a imagem suave, mas ainda com brilho. O smartphone da Samsung tirou boas fotos com pouca luz e apresentou um bom resultado em termos de cores. Já o iPhone 6 precisaria de um obturador mais rápido para compensar sua lente mais lenta e a falta do estabilizador óptico.

Mais uma vez, o Galaxy S6 produziu imagens mais quentes, porém algumas fotos tiradas com o aparelho da Samsung ficaram muito brilhantes. O iPhone apresentou uma variação maior de cores, mas ainda se manteve propenso a fazer imagens mais frias.

Nesse teste, o Galaxy S6 supera o iPhone 6 em praticamente todas as situações de pouca luz. As fotos ficaram mais brilhantes, mais suaves, e ainda mantiveram uma reprodução de cores decente mesmo com baixa iluminação.

Vencedor: Galaxy S6

Teste #3: Experiência com o software da câmera

O resultado final da foto é, sem dúvidas, a parte mais importante de uma câmera, mas a interface do software também é algo importante. A Samsung fez um bom trabalho ao simplificar sua interface de câmera no Galaxy S6, e a Apple adicionou algumas características fundamentais para a câmera no iOS 8 do iPhone 6.

O Galaxy S6 fornece, de longe, mais opções em sua câmera, permitindo ao usuário alternar rapidamente entre os recursos mais usados diretamente na câmera, e também permite se aprofundar nas configurações para alterar outros detalhes, como resolução do vídeo, estabilidade, controle de voz, entre outros. Também existe a opção de alternar para um modo "pro", que permite definir configurações como balanço de branco, ISO, entre outras coisas, manualmente e, em seguida, personalizar uma configuração predefinida de acordo com suas escolhas.

Interface câmera Galaxy S6

Interface de câmera do Galaxy S6

Por outro lado, a câmera do iPhone 6 é bem simples de utilizar. Não existem definições mais complexas, e tudo o que você pode fazer com a câmera aparece na interface principal – ativar ou desativar as linhas de grade no visor, alternar rapidamente para o modo HDR, ativar o flash, filtros, bem como mudar o tipo de captura de imagem para panorama, vídeo, slow-motion e time-lapse.

Interface câmera iPhone 6

Interface de câmera do iPhone 6

Quem deseja apenas capturar fotos rápidas no modo automático ficará satisfeito com os dois smartphones, uma vez que as interfaces são fáceis de entender e navegar. O Galaxy 6 sai na frente quando o assunto é obter opções de configuração manual mais avançadas.

Outro ponto ligado ao software da câmera é o compartilhamento das imagens obtidas. Enquanto o Android permite compartilhar as fotos com uma infinidade de aplicativos, o ecossistema fechado da Apple limita o compartilhamento com certos apps.

Vencedor: Empate – preferência pessoal de cada usuário

Considerações finais

As câmeras dos dois smartphones fizeram ótimas fotos em modo automático, sem a interação do usuário, escolhido exatamente para ver o que elas podem fazer por si só e como podem ser úteis para quem não entende muito de fotometria.

O Samsung Galaxy S6 tirou fotos mais claras e nítidas durante o dia, com muita luz preenchendo o quadro e cores brilhantes ao seu redor. Ele produziu um balanço de branco mais quente, porém muitas vezes pecou pelo excesso e desviou as cores da realidade. Com pouca luz, o balanço de branco não gera muito problema, e a inclusão do estabilizador óptico de imagem e uma lente f/1.9 dá ao Galaxy S6 as ferramentas necessárias para tirar ótimas fotos com baixa luminosidade em quase todas as situações. As fotos apresentam pouco ruído, as cores são mais precisas, mas ocasionalmente excede no brilho devido ao software.

O iPhone 6 tira fotos realistas e consistentes durante o dia, com um balanço de branco mais natural e cores precisas, de maneira geral. Infelizmente, as fotos do smartphone da Apple não são tão brilhantes quanto as do Galaxy S6, mesmo com as mesmas condições de iluminação, o que pode fazer você perder detalhes importantes do cenário. Com pouca luz, o estabilizador óptico de imagem mostra como faz falta, pois sem ele o ruído aumenta, e o contraste fica bem mais baixo. A lente f/2.2 não permite que a luz entre com força total no obturador, e isso prejudica o resultado final da foto.

Falando sobre software, as interfaces das duas câmeras são fáceis de usar e oferecem bons recursos. Somando os três quesitos analisados, podemos dizer que o Samsung Galaxy S6 é o vencedor, por oferecer uma experiência mais completa ao usuário.

Fonte: Android Central

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.