Canon lança 8 novos produtos na NAB 2018 voltados para cinema, TV e broadcasting

Por Ares Saturno | 04 de Abril de 2018 às 17h14
TUDO SOBRE

Canon

A Canon apresentará oito novos produtos para as suas linhas voltadas para cinema e broadcasting no próximo NAB Show, que acontecerá a partir do próximo sábado (7), em Las Vegas, nos Estados Unidos. São eles:

C700 Full Frame

Um dos principais lançamentos é a C700 FF, que é a releitura da câmera de mais alta especificação da marca, mas agora numa versão que vem com sensor Full Frame CMOS 5,9K de 38,1 mm por 20,1 mm, proporcionando a possibilidade de oversampling para gravação interna em 4K/60p com os codecs XF-AVC e ProRes. Além disso, é capaz de gravar também RAW em 5,9K, por meio do gravador externo Codex CDX-36150. O sensor Full Frame também permite melhorias na profundidade de campo, com a possibilidade de gerar efeitos de bokeh muito superiores aos das câmeras típicas com sensor super 35mm.

A C700 FF possui 15 Stops de range dinâmico, parâmetros de cor ITU-R BT 2020 e auto-foco Dual Pixel CMOS AF, o que permite gravar imagens de alto padrão, tanto para cinema quanto para televisão e broadcasting profissional.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Quanto às objetivas, a C700 FF oferece suporte às lentes anamórficas e traz as opções de bocais EF e PL.

C700 FF com sensor full frame: imagens de alto padrão. (Imagem: Panorama Audiovisual)

Monitores de Referência

A Canon também lança dois diferentes monitores de referência na NAB 2018. O primeiro é o DP-V1711, um monitor 4K HDR de 17 polegadas que tem sua alimentação fornecida por um único cabo 12G-SDI. Voltado para operações on-set, uso em Obvans e em estúdios, ele tem capacidade nativa de 300 nits, expansíveis até 600 nits. Pesa apenas 8 Kg e tem 154 mm de espessura, adequado para produções móveis ou mesmo para a incorporação em sistemas de rack.

O segundo monitor de referência é o DP-V2421, que também vem com resolução 4K HDR e alimentação por 12G-SDI, mas com 24 polegadas e com foco em produções de alta luminância, com até 600 nits nativos, expansíveis a até 1200 nits.

Tanto o de 17 polegadas quanto o de 24 polagadas vêm com 4 entradas de vídeo SDI e saídas HDMI, sendo possível monitorar até 4 diferentes sinais em canais alternáveis. Eles também trazem os recursos Waveform e False Color com base nas necessidades HDR, bem como capacidade de tela dividida para comparação entre SDR/HDR ou LUTs de cores diferentes para referência, além de contarem com funções de suporte para a produção HDR/WCG.

O monitor de referência DP-V2421 tem 24" e expande até 1200 nits. (Imagem: Panorama Audiovisual)

Tornando o broadcast 4K mais acessível

Chega ao mercado, ainda, a linha de lentes 4K UHDgc, com intuito de tornar o broadcasting mais acessível. São três novos modelos portáteis para sensor 2/3":

  • CJ24ex7.5B apresenta distância focal de 7.5 mm -180 mm (15 mm-360 mm com extensor), abertura máxima de f/1.8 (f/3.6 com extensor) em 1.82 kg;
  • CJ18ex7.6B possui distância focal de 7.6 mm - 137mm (15.2 mm - 274mm com extensor), abertura máxima de f/1.8 (f/3.6 com extensor) em somente 1.65 kg; e
  • CJ14ex4.3B apresenta distância focal de 4.3 mm - 60 mm (8.6 mm - 120 mm com extensor), abertura máxima de f/1.8 (f/3.6 com extensor) em 2.11 kg.

O foco da Canon foi trazer consistência na qualidade de transmissão durante toda a amplitude de zoom, mas sem deixar de lado a portabilidade com tamanhos e pesos diminutos.

CJ24ex7.5B pesa menos de 2kg (Imagem: Panorama Audiovisual)

Broadcast em campo

Não é só sobre tornar o broadcast mais acessível, mas também melhorar as suas condições num geral. E é com esse intuito que a Canon está lançando a box UHD DIGISUPER 66, uma objetiva com capacidades 4K e diversas funcionalidades para aprimorar a produção em campo, com foco em transmissão ao vivo de esportes e eventos como shows.

Essa caixinha de broadcast é pensada para sensores de 2/3", com estabilização de imagem Optical Shift Image Stabilizer (Shift-IS) e traz extensor de 2X incorporado. Tem distância focal de 9 mm - 600 mm (com extensor vai para 18 mm - 1200 mm), o que significa um poderoso zoom de 66 vezes. A abertura é de f/1.7 (com extensor, f/3.4) em bocal B4 com 23,2 Kg.

A sua operação é similar a outras lentes HDTV para sensores 2/3", com a possibilidade de transmissões escalonáveis do FullHD para o 4K sem necessidade de alterar no estilo da imagem.

A UHD DIGISUPER 66 foi pensada para broadcast de esportes e shows. (Imagem: Panorama Audiovisual)

A Família Cinema EOS ganha caçula

Comprometida com a popularização do 4K, a Canon deu uma objetiva caçula à sua linha Cine Prime. É a CN-E20mm T1.5 LF, uma lente que tem distância focal fixa de 20 mm, valor de Transmissão de 1.5 e operação totalmente manual.

Ela já vem com a cobertura Full Frame, para ser utilizada com a nova C700 FF, além de incorporar as 11 lâminas de diafragma. Mesmo sendo operada manualmente, a CN-E20mm T1.5 LF se comunica com câmeras compatíveis via bocal EF, dando funções automatizadas como Guia de Foco, Correção de Aberração e Gravação de Meta Dados, entre outras.

A CN-E20mm T1.5 LF tem distância focal fixa de 20 mm (Imagem: Panorama Audiovisual)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.