Publicidade

Após acidente, polícia de Nova York suspende uso de modelo de câmera pessoal

Por| 22 de Outubro de 2018 às 13h57

Link copiado!

Após acidente, polícia de Nova York suspende uso de modelo de câmera pessoal
Após acidente, polícia de Nova York suspende uso de modelo de câmera pessoal

Após um acidente com um de seus oficiais, a polícia de Nova York, nos Estados Unidos, decidiu tirar de circulação 2,9 mil câmeras do modelo LE-5, fabricada pela Vievu, e em um utilização em 16 bairros da Grande Maçã e região. A decisão veio após a explosão de um equipamento deste tipo, no último domingo (21).

O caso ocorreu no condado de Staten Island, durante uma patrulha noturna. Em torno da meia noite, um policial notou sinais de fumaça saindo de sua câmera pessoal, presa ao peito. O dispositivo explodiu logo depois, mas, felizmente, não feriu o oficial, que conseguiu remover o equipamento após notar os problemas e antes que ele representasse perigo.

De acordo com o comunicado oficial do departamento de polícia de Nova York, a causa da falha ainda está sendo investigada, mas os indícios iniciais apontam para mau funcionamento da bateria. Por mais que a falha pareça ser isolada, ela foi considerada grave o suficiente para que os quase três mil policiais que utilizam o modelo da Vievu em suas rotinas diárias fossem instruídos a interromperem o uso imediatamente e devolverem o equipamento.

Além destas, mais de 12 mil câmeras estão em utilização na força policial de Nova York, incluindo modelos LE-4, também da Vievu. De acordo com a administração local, estes equipamentos continuarão sendo utilizados normalmente pelos policiais, enquanto aqueles que portavam as versões VE-5 permanecerão temporariamente sem os dispositivos.

Continua após a publicidade

O contrato entre a fabricante e o departamento de polícia de Nova York foi firmado em 2016, com valor de US$ 6,4 milhões. Originalmente, a Vievu venceu sua principal rival no mercado de câmeras pessoais, a Taser, que passou a se chamar Axon pouco depois. Em 2017, a companhia comprou sua antiga concorrente e trouxe consigo a conta da cidade, que tem o maior número de dispositivos desse tipo em operação nos Estados Unidos.

A fabricante, entretanto, não se pronunciou sobre o acidente. Enquanto o departamento de polícia de Nova York não detalhou as investigações sobre o caso, a Axon também não disse se está trabalhando com os oficiais para encontrar as causas do problema.

Fonte: Departamento de polícia de Nova York