Ubi-camera tira fotos quando você usa os dedos

Por André Fogaça | 30 de Março de 2012 às 14h00

Lembra aquele gesto feito que cineastas, que até nós, meros mortais, fazemos para ter uma ideia da foto que vai ser registrada? Pois é, os japoneses criaram um protótipo de câmera que tira fotos apenas quando enquadramos com os dedos.

Ubi-Camera

Este produto ainda está nos laboratórios do Instituto Japonês de Artes e Ciência Avançadas, mas já faz muita gente querer trazer uma de lá. Com o nome de Ubi-Camera, o gadget é uma pequenina câmera que vai inserida no dedo da mesma forma que as costureiras colocam um dedal. Ela funciona assim: coloque a câmera no dedo indicador, ajuste o foco com a distância dos dedos com seu rosto - medida por infravermelho - e aperte o disparador com o dedão que está encostado na extremidade do aparelho.

O conceito ainda está com fios, que conectam a câmera ao computador e salvam as fotos lá. Porém, seus pesquisadores estão trabalhando em uma solução que permita o movimento livre, sem fios, da máquina fotográfica. O conjunto de lentes não oferece grandes recursos, como zoom, mas convenhamos que basta chegar mais próximo do objeto fotografado - quando possível - e pronto.

Veja mais sobre o equipamento no vídeo abaixo:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!