Rastros deixados por sensores em fotografias podem auxiliar em investigações

Por Redação | 16 de Maio de 2014 às 09h34

As investigações contra a pedofilia e pornografia infantil podem estar prestes a ganhar um grande aliado: o rastreamento de fotografias. Fotos publicadas anonimamente na internet poderão ser rastreadas para o dispositivo de origem de forma a ajudar a polícia a encontrar celulares roubados, quando essas fotos são publicadas nas redes sociais, por exemplo.

Já em 2006, pequenas variações nos sensores das câmeras acabavam por criar uma espécie de assinatura nas fotografias. "Essa assinatura não pode ser removida, porque não é uma tarefa fácil separar o ruído da assinatura, modificar e colocá-la de volta na imagem em si", diz Riccardo Satta, membro do Instituto de Pesquisas para a Proteção e Segurança dos Cidadãos Europeus (European Comission Joint Research Center's Institute). Em uma conferência em Bruxelas, Satta apresentou provas de que fotos modificadas, montagens e derivados não alteram a composição da assinatura criada pelos sensores das câmeras.

Bits em imagens

A imagem acima mostra a assinatura oculta na imagem.

Essa assinatura é composta, basicamente, por bits, que são resultado de uma conversão do fluxo de luz que é originado no momento da captura da foto. Em geral, os investigadores sabem da existência desse tipo de identificação, mas nenhum ainda foi capaz de identificar a fonte das fotos.

Em um estudo premilimar de 2.896 imagens tiradas de 15 contas de redes sociais e blogs diferentes, Satta e seu parceiro Pasquale Stirparo descobriram que uma única foto poderia estar relacionada a uma câmera específica em metade dos testes e que um grupo de fotografias poderia ser relacionado à sua câmera original em 90% dos testes, com uma margem de erro de 2%.

Apesar disso, conforme informa o Scientific American, isso ainda não é suficiente para que investigadores possam identificar com exatidão potenciais suspeitos. Ainda assim, a técnica pode ajudar na investigação de suspeitos quando aliada a informações complementares, tais como as informações de redes sociais em conjunto com outros dados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.