Olympus registra patente futurista que irá revolucionar o modo de fotografar

Por Redação | 18.01.2013 às 09:15

A Olympus, produtora de câmeras fotográficas, conseguiu em dezembro do ano passado o registro de uma nova patente tecnológica que poderá revolucionar o modo como nós fotografamos, intitulada 'Camera and wearable image display apparatus' (câmera e display para vestir, em tradução livre). As informações são do PetaPixel.

Com base nas imagens da patente, o novo mecanismo transformará o viewfinder, onde posicionamos um de nossos olhos para visualizar o que desejamos fotografar, em um acessório à parte da câmera, como se fosse um monóculo. O acessório, quando aproximado à câmera, permitirá que o usuário tenha a visão em tempo real da imagem que pretende fotografar e assim, poderá focar, aplicar zoom e disparar sua câmera.

Patente Olympus

"A câmera funciona em conjunto com um dispositivo de exibição de imagem de 'vestir', configurado para ser usado em um dos olhos do usuário. A câmera inclui uma unidade de imagem, uma unidade de detecção de vibração, uma unidade de transmissão e outra de comunicação", afirma a empresa em seu texto de registro da tecnologia. "A primeira serve para captar a imagem. A segunda detecta a vibração da câmera. E a terceira permite a transmissão da imagem do acessório para a câmera, enquanto a quarta finaliza o processo".

Patente Olympus
Patente Olympus

Especialistas acreditam que uma das vantagens acerca da câmera projetada pela Olympus é o fato de que as câmeras poderão ser menores, já que o viewfinder será um dispositivo separado e não integrado à câmera. Mas, por enquanto, trata-se apenas de um projeto e a Olympus não informou se tem planos para tornar a câmera futurística uma realidade comercial.